EDP promove ações para reduzir a conta de energia elétrica e regulariza mais de 5 mil clientes

Por meio do projeto Boa Energia na Comunidade, a Distribuidora promove ações para redução da conta de luz e a negociação facilitada dos débitos | Foto: Divulgação

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com o objetivo promover o uso consciente e racional da energia elétrica, realizando orientações de mudanças de hábitos de consumo, e alertar a população sobre o perigo e o prejuízo que as ligações irregulares de energia causam desenvolve o projeto Boa Energia na Comunidade. Em 2020, a iniciativa beneficiou mais de 5 mil famílias, classificadas como baixa renda.

Por meio de um atendimento personalizado, onde os Agentes vão até às residências para o trabalho junto ao morador, o programa possibilita a regularização da unidade consumidora, por meio da doação de padrões de entrada energia elétrica e Kits de melhoria interna das instalações elétricas, troca de equipamentos ineficientes de alto consumo por equipamentos eficientes, com a substituição de lâmpadas fluorescentes compactas e incandescentes pela tecnologia LED.

Os clientes possuem ainda a oportunidade de realizar negociação de dívidas com condições diferenciadas e fazer a inscrição da família no benefício da Tarifa Social, que concede desconto de até 65% na fatura de energia.

A iluminação, dependendo dos hábitos da família, pode representar de 12% a 20% do consumo mensal de energia na residência e a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são até oito vezes mais econômicas, além de mais duráveis e sustentáveis, podem ajudar a reduzir o valor da conta de luz.

“Sabemos da dificuldade de muitas famílias em honrar seus compromissos devido aos impactos da crise econômica decorrente da pandemia. Por isso, o projeto Boa Energia na Comunidade cumpre um papel importante, levando orientação e informação de qualidade, além de contribuir na prática com a diminuição do consumo de energia a partir da substituição de lâmpadas. Além disso, eliminamos o risco de acidentes que essas famílias passam ao realizar uma ligação clandestina”, informa Alexandre Rodello, gestor de Eficiência Energética e Consumo Sustentável da EDP.

O Boa Energia na Comunidade, em 2019, beneficiou mais de 9 mil famílias e a substituição de mais de 13 mil lâmpadas. Os locais são mapeados a partir de critérios socioeconômicos e a iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem o objetivo de preservar os recursos naturais e promover educação para o uso eficiente da energia elétrica, evitando, assim, o desperdício.

Riscos das ligações clandestinas

As ligações clandestinas, populares “gatos”, são uma prática perigosa e que podem colocar em risco a vida das pessoas. A ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência e nas vias públicas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, pois os cabos da rede elétrica sempre estão energizados.

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o aplicativo EDP Online, site www.edponline.com.br, o Call Center (0800 721 0707) e as Agências de Atendimento ao Cliente. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Por Fernanda Lozer


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *