Startup capixaba voltada ao monitoramento ambiental recebe apoio de Fundo de Investimentos em Participação

Apoio é de R$ 2,1 milhões, via Seed4science/Bandes, para equipamentos versáteis e funcionais que atendam às demandas de clientes e mercados | Foto: Divulgação

A Aratu, empresa capixaba de base tecnológica que atua na pesquisa e no desenvolvimento de equipamentos específicos de monitoramento e licenciamento ambiental, é a mais nova empresa investida por um Fundo de Investimentos em Participações (FIP). A empresa, que fabrica equipamentos de qualidade internacional, receberá o aporte do Fundo Seed4Science, que atua no Estado por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), um de seus cotistas.

Criada em 2012, a empresa tem como alvo principal um mercado em crescimento que abrange empresas prestadoras de serviço de consultoria técnica e monitoramento ambiental nos segmentos de pesquisa, mineração, óleo e gás, portuário, entre outras. 

Segundo Nelio Augusto Secchin, diretor-executivo da Aratu, a parceria com o Fundo irá proporcionar o ambiente necessário para consolidar o portfólio de produtos e ampliar a presença da empresa no mercado. A diretora Financeira, Diana Abreu, ressalta que a entrada do FIP S4S viabiliza o desenvolvimento estratégico na busca das melhores práticas de governança, os processos de produção e de comercialização, proporcionando bons resultados para a empresa.

Criada em 2012 pelos sócios Diana Abreu e Nelio Secchin, a Aratu é uma empresa que desenvolve e fabrica equipamentos para pesquisa e monitoramento ambiental para as mais diversas áreas das ciências exatas e naturais. Desde sua fundação, a Aratu prioriza a inovação e o ambiente inovativo de modo a orientar a evolução e os negócios da empresa. Nascida na Tecvitória, incubadora de empresas de base tecnológica com 25 anos de experiência, desenvolveu interações com instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, consultorias técnicas e empresas de diversos segmentos.

Diana Abreu e Nelio Secchin | Foto: Divulgação

“Com a parceria, a Aratu busca um salto na qualidade dos processos internos de gestão e de governança. A Aratu encontrou no Fundo de Investimento e Participações Seed4Science o parceiro ideal para potencializar suas iniciativas e inovações. Juntos, vamos executar os próximos passos estratégicos, garantir padrões de excelência aos produtos, transmitir credibilidade a clientes, parceiros e conquistar mercados”, afirma o executivo da empresa, Nelio Secchin.

O desenvolvimento de produtos da Aratu recebeu diversas premiações pela inovação e qualidade de seu portfólio, como, por exemplo, o prêmio “Excelência em Normalização”, em 2015, na categoria Novos Negócios Industriais (ABNT/Sebrae). Na etapa estadual do MPE Brasil, em 2016, saiu vitoriosa nas categorias “Indústria” e “Destaque em Inovação”. Em 2019, ela figurou no ranking nacional de instituições e empresas que mais depositaram documentos de propriedade industrial no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Desde 2017, vem realizando interações comerciais com clientes das diferentes regiões do Brasil e de países da América Latina.

A diretora Financeira Diana Abreu ressalta que a entrada do FIP S4S viabiliza o desenvolvimento estratégico na busca das melhores práticas de governança, os processos de produção e comercialização, proporcionando bons resultados para a empresa. “Associando entusiasmo com responsabilidade, elevados níveis de precisão com funcionalidade, inovação com versatilidade e qualidade, a Aratu se estrutura para oferecer produtos e tecnologias que garantam elevados padrões de confiabilidade aos processos de amostragem, para a realização de investigações e monitoramentos ambientais cada vez mais assertivos e holísticos”, explica Diana Abreu.

Por Bárbara Deps Bonato | Wilson Igreja Campos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *