BTCA e Osba encerram programação do ‘Voltando aos Palcos’ com espetáculo Umbigo

O público pode assistir pelo canal de YouTube do TCA www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) ou na TVE Bahia | Foto: Divulgação

Em dois meses e meio, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), viveram uma maratona inventiva conjunta: criar e estrear quinzenalmente espetáculos inéditos para o ‘Voltando aos Palcos’. A sexta e última montagem deste desafio que tem gerado obras diversificadas e aplaudidas em meio digital – somando quase 6 mil visualizações até o momento – é intitulada ‘Umbigo’, tematizando a maternidade, e será exibida ao vivo no dia 11 de dezembro, às 20h, fechando a programação deste projeto que marcou a retomada de uso dos palcos do Teatro Castro Alves (TCA), em sessões feitas diretamente da sua Sala do Coro. O público pode assistir pelo canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) ou na TVE Bahia. 

“Umbigo”, com criação de Wanderley Meira e Rosa Barreto e assistência de coreografia de Ticiana Garrido, é uma investigação sobre o corpo feminino que é passagem para a vida e, por esse motivo, cheio de mitos, mistérios e conceitos sociais, religiosos e culturais. Uma reflexão sobre como a maternidade pode aprisionar o corpo da mulher em um cordão umbilical sem fim, usurpando dela um poder que deveria ser inalienável. No elenco, estão os bailarinos intérpretes Cristian Rebouças, Joely Pereira, Maria Ângela Tochilovsky, Marcos Napoleão, Lila Martins e Rosa Barreto. Sob a perspectiva musical, a spalla e violinista da Osba Priscila Plata Rato interpreta a “Partita para Violino nº 2, em Ré menor BWV 1004”, de J. S. Bach, que conduz por um mundo denso e taciturno, gerando o ambiente propício para reflexões tão importantes. O cantor Marcelo Jardim faz participação especial. 

Na pílula cênica de abertura do programa do dia, Agnaldo Fonseca interpreta, na bilheteria, a relação do artista com o pagamento pelo seu trabalho. A venda de ingressos é mote para reflexão sobre o valor simbólico da arte e o custo real de manter um artista em cena, como um trabalhador qualquer em seu posto de serviço. 

Por TVE Bahia


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *