Sábado de alerta para temporais em várias áreas do Brasil

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil | Foto: Amanda Sampaio

Neste sábado (19), o ar quente e úmido que está espalhado pelo Brasil forma nuvens bastante carregadas sobre quase todos os estados brasileiros. Essas nuvens crescem principalmente à tarde e à noite e, além da chuva, provocam raios e às vezes ventos fortes.

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, associada a uma intensa área de baixa pressão atmosférica que vai originar uma forte ciclone extratropical na região próxima de Buenos Aires e de Montevidéu. Esse sistema provoca ventania em áreas do Sul do Brasil.

mapa-previsao-1912

Previsão do tempo para sábado

O verão está chegando. A nova estação tem início às 7h02 da segunda-feira, dia 21 de dezembro, pelo horário de Brasília.

O último fim de semana da primavera promete temporais em muitas áreas do Brasil.

Uma forte frente fria avança neste sábado sobre a região Sul do Brasil e deixa o Rio Grande do Sul em perigo para tempestades severas. Chove várias vezes no estado ao longo do dia. Pancadas de chuva acontecem ao longo do dia no centro-oeste do Paraná e de Santa Catarina. Nas outras áreas desses dois estados a chuva deve vir à tarde à noite.

Nos estados das regiões Sul,  Sudeste e  Centro-Oeste do Brasil, o sábado é abafado com períodos de sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Em Goiás essas pancadas podem acontecer já pela manhã.

Na região Nordeste do Brasil tem previsão de pancadas de chuva e que podem ser fortes no Maranhão e no Piauí e também pancadas de chuva por quase toda a Bahia. Não deve chover na região Bom Jesus da Lapa.

Sol e pancadas de chuva sem raios no sul e em todo litoral da Bahia e também na faixa leste do Nordeste, de Sergipe até o Rio Grande do Norte. Já na Região Norte do Brasil previsão de períodos com sol e pancadas de chuva ao longo do dia e há risco de raios.

Alertas meteorológicos para hoje

Durante esse sábado, quase todos os estados brasileiros entram em atenção ou alerta por causa da chuva.

Situação de perigo para tempestade , com ventania granizo e até há risco de tornado no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul.

Alerta para temporal no centro-oeste sul de Santa Catarina, no sul de Minas na grande Belo Horizonte na zona da mata e também na região serrana do Rio De Janeiro. As outras áreas do rio o Sul do Espírito Santo o triângulo mineiro o estado de São Paulo Paraná o leste o norte de Santa Catarina e o leste de Mato Grosso do Sul ficam em atenção com risco de chuva moderada a forte raios e fortes rajadas de vento.

Atenção para chuva moderada na região de Salvador.

Alerta para temporais também no Amazonas no interior do Pará no centro Norte do Tocantins no centro sul do Maranhão e no sul do Piauí. Atenção para chuva moderada a forte raios e ventos fortes em Roraima, Amapá,  no norte do Pará, norte do Maranhão e norte do Piauí, incluindo as capitais Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís e Teresina.

Também ficam em atenção para chuva e ventos que podem ser fortes, o centro-sul do Tocantins, centro-norte de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Alerta para rajadas de vento de 50 a 60 km por hora no oeste de Mato Grosso no centro-oeste e Sul de Mato Grosso do Sul.

Por Josélia Pegorim, meteorologista| Climatempo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *