Selic mantém financiamentos do Bandes atrativos neste início de ano

Com taxa em 2% ao ano, empresas podem contratar financiamentos em condições competitivas | Foto: Divulgação

A primeira reunião de 2021 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, nessa quarta-feira (20), a manutenção da taxa Selic em 2% ao ano. O número impacta as linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) que são indexadas pela taxa e permanecem acessíveis para o empresário.

A taxa Selic serve de referência para os demais juros da economia e é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, e registrada diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). Neste início de ano, quando empresários definem as necessidades de recursos necessários para investimento em suas empresas, os percentuais baixos estimulam investimentos via financiamento bancário, dando às empresas mais uma alternativa para movimentar os negócios.

O Copom se reúne a cada 45 dias, portanto a taxa deve vigorar até março, quando os analistas refazem as projeções financeiras e econômicas para redefinição ou manutenção da Selic. O gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes, Miguel Porcaro, destacou que há empresas planejando investimentos, o que traz como consequência a retomada do crescimento.

“O processo decisório para os financiamentos é baseado em estimativas que as empresas têm de sua participação no mercado. O Bandes tem atuado próximo dos empresários capixabas como parceiro nesses investimentos, trabalhando para oferecer produtos com taxas atrativas e condições operacionais adequadas, que estimulem a utilização do crédito como um mecanismo de incentivo à atividade produtiva”, disse o gerente.

As linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento do Estado são flexíveis e contemplam negócios do comércio, indústria e serviços, do micro ao grande porte. A definição das taxas de linhas de crédito no Bandes é feita com base em uma análise de viabilidade do projeto proposto e no objetivo do crédito contratado.

Por Bárbara Deps Bonato e Wilson Igreja Campos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *