Fruticultura de Linhares ganha força com apoio do governo municipal

O objetivo é organizar a cadeia produtiva e ampliar a agricultura familiar | Foto: Secom/PML/ES

Um conjunto de investimentos realizados pelo município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da secretaria municipal de Agricultura, impulsiona o  crescimento da fruticultura no Município. Em 2020, a Secretaria consolidou o Programa Municipal de Fruticultura fomentando a atividade em cinco polos instituídos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

As ações incluem aquisição de mudas de diversas espécies e a capacitação técnica dos agricultores selecionados para o polo por meio de editais. O objetivo é organizar a cadeia produtiva, ampliar a agricultura familiar, qualificar a produção e ampliar a comercialização das frutas linharenses, gerando mais empregos e renda.

“Já temos casos de sucesso em Linhares, como o cacau e o mamão, mas a fruticultura pode ocupar um espaço mais qualificado e importante na composição da renda das famílias, e esse é o nosso desafio”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

Estima-se que o cultivo de frutas possa render, dependendo da espécie, até cinco vezes mais do que o cultivo de grãos. Além disso, Linhares se destaca com produtos que têm certificação de origem, como o cacau que ganhou o Selo de Indicação Geográfica, e cujas amêndoas já são exportadas. O exemplo pioneiro é o mamão papaya, que coloca Linhares como o maior exportador nacional da fruta.

Mais planos

Franco completa que a Prefeitura de Linhares tem mais planos para a agricultura familiar nos próximos anos. “É um processo que não vai parar. Estamos planejando para os próximos quatro anos uma série de apoios formais, técnicos e  financeiros ao campo”, diz.

O avanço das ações e os cinco polos de frutas, sendo que o de cajá manga-anão e o de goiaba já começaram a produzir, as mudanças serão econômicas e sociais, com diversificação e renda para o Município.

Qualidade das frutas

Franco explica que as ações para o desenvolvimento dos polos são implementadas de forma programada, orientada ao incremento da produção, com utilização de tecnologias definidas no padrão tecnológico da cultura, para alcançar a qualidade dos produtos e atender às exigências do mercado de frutos.

Dentre as ações estão: o fomento de mudas, pesquisa e assistência técnica, treinamento e capacitação, e a integração dos diferentes setores públicos e privados envolvidos com o agronegócio.

De acordo com ele, o polo de frutas de Linhares representa uma conquista para o Espírito Santo, na tentativa de promover a diversificação agrícola por meio da fruticultura e, dessa forma, possibilitar aos agricultores linharenses um incremento na renda familiar.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *