Linhares vai realizar ação de pré-carnaval para reforçar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

A ação será nesta quarta-feira, dia 10, das 11 às 14 horas, com diversos serviços gratuitos e distribuição de preservativos | Foto: Secom/PML/ES

O Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, intensifica as medidas preventivas para as doenças sexualmente transmissíveis no período do carnaval. Alinhada a esta estratégia, nesta quarta-feira, dia 10, das 11 às 14 horas, será realizada a ação ‘Carnaval: só se for com saúde”, na Praça Nestor Gomes, no centro de Linhares, região norte do Espírito Santo. O ônibus da saúde do Naps estará estacionado no local com diversos serviços gratuitos.

Além disto, outro objetivo da ação é o de fornecer orientações e dicas sobre alimentação e hidratação durante o período carnavalesco, além de orientações da importância de se inibir o uso de álcool e outras drogas, especialmente nessa época do ano, quando, em nome da folia, muitos cometem excessos.

Entre os serviços que serão oferecidos para quem passar pela ação são: realização de testes rápidos para a detecção de IST’s (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar; distribuição de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante; distribuição de kits e panfletagem.

“Nossa preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e hepatites é contínua junto a toda população atendida na rede municipal de saúde; mas, no período do carnaval o foco é o jovem e o adulto-jovem. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos e o preservativo é o meio mais eficaz de proteção”, afirma a diretora do Naps, Késsy Bonicenha Brunetti.

Doenças

“As infecções sexualmente transmissíveis são causadas predominantemente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. As mais conhecidas são: HIV, sífilis, Gonorréia, Clamídia e HPV. É importante lembrar que a pessoa pode contrair mais do que uma IST ao mesmo tempo e que mesmo curando, pode adquirir novamente se entrar em contato, sem o uso do preservativo”, lembra Késsy.

Segundo a diretora do Naps, as ISTs podem ainda provocar consequências graves para o organismo, com sequelas para o resto da vida e levar até ao óbito.  “As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/AIDS, por exemplo”, destaca.

Atendimento

O Naps mantém em sua rotina o acesso gratuito ao diagnóstico , em todas as unidades de saúde, com a realização de testes rápidos para detecção de presença do vírus do HIV/AIDS, sífilis e hepatite viral. Estes exames ficam prontos em cerca de 30 minutos.

Pessoas diagnosticadas com as doenças são encaminhadas para tratamento, com  distribuição de medicamentos como antivirais, antirretrovirais, antimicrobianos e penicilina, entre outros.

A secretaria municipal de Saúde tem intensificado ações, por meio de incentivos e cuidados, proporcionando o acompanhamento especializado para a gestante que tem o HIV desde o pré-natal até o parto, além de aquisição e distribuição de Fórmula Infantil (leite) para crianças expostas ao HIV, garantindo nutrição de criança até os seis meses de idade.

Dados

De 2019 para 2020, Linhares aponta 59% de redução de novos casos de Aids. Linhares é referência nacional e estadual no programa de eliminação da transmissão vertical do HIV, de mãe para filho, a sífilis congênita.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *