Detran|ES inaugura novo PAV de Pinheiros e faz entrega de CNH Social

O PAV funcionará na Av. Agenor Luiz Heringer, nº 865 – Centro de Pinheiros | Fotos: Ascom/Detran/ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (12), o novo Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Pinheiros. O município de Pinheiros conta com uma frota de 9.207 veículos, 5.990 condutores habilitados que se beneficiarão da nova estrutura do Órgão para utilizar os serviços relacionados a Veículos, Habilitação e Infrações.

Reformado e oferecendo um ambiente mais moderno, o novo imóvel, foi entregue à população com nova estrutura equipada com mobiliário seguindo o novo padrão do órgão. O objetivo é melhorar o serviço prestado ao cidadão e dar mais conforto e acessibilidade aos usuários e servidores. O PAV funcionará na Av. Agenor Luiz Heringer, nº 865 – Centro de Pinheiros.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que o Órgão está investindo na melhoria do serviço prestado ao cidadão em todo o Estado. “Desde o início da gestão, disponibilizamos cerca de 60 serviços on-line nas áreas de Veículos, Habilitação e Infrações. Além disso, estamos reestruturando e modernizando todas unidades de atendimento”, disse.

Após a inauguração do PAV, foi realizada mais uma Etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito, instituída em 2019 pelo Órgão, com o objetivo de impactar os novos condutores beneficiados pelo programa CNH Social, sobre os riscos e consequências de atos indevidos nas vias. O diretor geral do Detran|ES também fez a entrega de carteiras de motorista a beneficiários do programa que moram em Pinheiros e Boa Esperança.

“Aproveitamos essa oportunidade para entregar a CNH e conscientizar esses novos condutores. Reforçar com eles o quão importante é estar atento ao trânsito. O objetivo é preservar vidas, diminuir acidentes, que em sua maioria poderiam ser evitados, bem como toda a dor que eles causam”, destacou Vieira.

Também participaram da inauguração do PAV o diretor administrativo do Detran|ES, Harlen da Silva; o prefeito municipal Arnóbio Pinheiro; o vice-prefeito Aloisio Lula; o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado; vereadores; servidores do PAV; o padre Jonas, que realizou uma bênção ao local; dentre outras lideranças.

O que é a Etapa de Sensibilização

Instituída pelo Detran|ES, por meio da Instrução de Serviço Nº 1604, de 28 de agosto de 2019, a Etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito do Programa CNH Social, que é uma iniciativa do Governo do Estado, e tem como objetivo impactar os novos condutores e aqueles que fazem adição ou mudança de categoria sobre os riscos e consequências de atos indevidos nas vias, por meio de dinâmicas como apresentações teatrais, palestras, exposições, testemunhos, dentre outros, para que os beneficiários possam se comprometer em conduzir com prudência e responsabilidade no trânsito.

O Programa CNH Social está incluído no Planejamento Estratégico do Governo do Estado, no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como um dos projetos para trabalhar no desafio de reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Em 2020, de acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram registradas 741 mortes nas vias do Estado, sendo que 149 desse total foram em municípios da região norte.

Agendamento

Para evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado estão funcionando mediante agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores.

O cidadão que precisar realizar algum serviço presencial deverá acessar o site www.agendamento.es.gov.br e fazer o agendamento on-line, escolhendo a categoria do serviço, a unidade, data e horário.

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.

Por Rhayan Esteves, Fabricia Borges, Fátima Negrelli e Zu Coelho


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