ENGIE reforça medidas preventivas de combate ao coronavírus na obra do Conjunto Eólico Campo Largo 2

Fotos: Divulgação/ENGIE

Com o objetivo de proteger os colaboradores, suas famílias e as comunidades em que atua, a ENGIE Brasil Energia reforçou todas as medidas preventivas contra à Covid-19, adotadas desde o início da pandemia, na obra de implantação do Conjunto Eólico Campo Largo 2, nos municípios de Umburanas e Sento Sé. 

Dentre as ações, destacam-se: 

  • Campanhas de conscientização e diálogos diários de segurança (DDS) 
  • Restrições de quantitativo de pessoas em áreas comuns, como refeitórios e veículos de transporte; 
  • Disponibilização de máscaras, álcool em gel e lavatórios com água e sabão, implantado nas frentes de serviço; 
  • Suspensão de reuniões em locais fechados, dando prioridade a espaços ao ar livre ou à utilização de ferramentas online. 
  • Testagem periódica em massa: aproximadamente 1000 trabalhadores testados mensalmente;  
  • Higienização e desinfecção diária dos sanitários e demais áreas comuns; 
  • Distribuição de informativos, nas frentes de serviços, com orientações sobre a Covid-19; 
  • Respeito às regras de distanciamento e acesso restrito ao canteiro de obras; 
  • Limitação da taxa de ocupação dos ônibus em 50% e higienização dos veículos ao final de cada viagem; 
  • Medição diária de temperatura e acompanhamento das condições de saúde do trabalhador pela equipe de saúde. 
  • Espaço reservado exclusivo para isolamento dos casos positivos, e também suspeitos. 

As ações e protocolos estão reunidos em um plano de contingência e enfrentamento à Covid-19, criado pela ENGIE e atualizado periodicamente com base nas recomendações dos órgãos competentes de saúde.

Parceria e doações 

Todo trabalho tem sido realizado em parceria com as prefeituras locais. Semanalmente, as medidas preventivas são alinhadas durante reuniões do Comitê de Crise interno, formado pela ENGIE e representantes das empresas contratadas, bem como em reuniões realizadas periodicamente com membros do poder público, em que os esforços são coordenados.  

Para reforçar o apoio à saúde pública, a Companhia disponibilizou, para o município de Umburanas, testes rápidos, recursos financeiros para a contratação de médicos e profissionais para barreira sanitária, equipamentos de desinfecção, EPIs (máscaras, macas, luvas, batas, álcool em gel, etc.) e curso de capacitação para profissionais de saúde. O município de Sento Sé também foi beneficiado com doações de testes rápidos e EPIs.  

Segundo o gerente de projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali, as ações visam monitorar a evolução do vírus e reduzir a exposição, evitando assim o aumento de atendimentos na saúde pública. ”Evoluímos muito desde o início da pandemia, investimos forte nas medidas preventivas, trabalhamos em parceria com os órgãos de saúde para encontrar as melhores soluções e, hoje, podemos perceber que conseguimos criar protocolos estruturados e eficientes que nos ajudam na tomada de decisões e resoluções de casos”, informou Pasquali. 

”Com a finalização das atividades civis e das redes de média tensão o número de profissionais diminuiu, o que facilitará o controle pelas nossas equipes. Mas temos aprendido diariamente a lidar com as novidades deste período de pandemia e seguimos aplicando todos os protocolos para podermos finalizar este projeto mantendo a saúde e segurança de todos os envolvidos’, finalizou Pasquali.  

Atualmente a obra do Conjunto Eólico Campo Largo 2 conta com aproximadamente 600 profissionais, enquanto antes da pandemia o projeto chegou a atingir 1200 trabalhadores. 

Por Luciana Bispo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *