Dia Mundial do Cacau: Franco Fiorot desenvolve ações para renovação da lavoura cacaueira em Linhares

Atualmente, o cacau de Linhares representa 90% da produção de todo o Espírito Santo | Foto: Felipe Tozatto/Secom

No Dia Mundial do Cacau, celebrado nesta sexta-feira (26), a amêndoa de cacau de Linhares, matéria-prima para produção do chocolate, é reconhecida entre as melhores do mundo. Atualmente, o cacau de Linhares representa 90% da produção de todo o Estado.

E para fomentar a renovação da lavoura cacaueira, que passou por períodos difíceis com a doença vassoura de bruxa, e potencializar a cadeia produtiva, a Prefeitura de Linhares desenvolve diversas ações como a distribuição de mudas subsidiadas e o Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba.

No ano de 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Agricultura, por meio do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, distribuiu 60 mil mudas de cacau, atendendo a 68 produtores que participaram dos dois editais de seleção.

São mudas enxertadas em sacolas e em tubetes, das variedades PS 1319 e CCN 51, que são repassadas com valor subsidiado, bem abaixo do mercado, que vai direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.

Todos os produtores rurais contemplados com as mudas de cacau recebem assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por um período de 2 anos e 4 meses. De acordo com a Secretaria de Agricultura, já foram iniciadas as discussões, junto ao Comitê Gestor do Programa, para definir detalhes do lançamento de um novo edital para distribuição de mudas ainda este ano.

“A cultura do cacau é extremamente importante para o Município, pois está estritamente ligada à sua história, que remonta mais de 100 anos desde a sua introdução em solo linharense. Além disso, a cultura é importante por seus aspectos socioeconômicos e ambientais, que colocam Linhares em um patamar significativo do cenário mundial. E a Prefeitura de Linhares tem puxado esse processo, iniciando esses suportes aos produtores para a renovação da lavoura e expansão das áreas de cultivo através desses subsídios, que é uma ação importante no contexto, pensando a médio e longo prazo”, destaca o secretário de Agricultura, Franco Fioroti.

Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba

Outra ação, que é realizada anualmente, é o concurso que visa reconhecer e incentivar a produção da amêndoa com qualidade e sustentabilidade, cujas melhores amostras são premiadas na “Categoria Linhares” e “Demais municípios do ES” e no “Destaque Estadual”.

O concurso acontece sempre em duas etapas: primeiro as amêndoas são avaliadas por uma comissão técnica do Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus (BA), que classifica as 30 melhores. Durante esse processo são analisados aspectos físicos (peso, tamanho e umidade), químico (pH), sensorial de aroma, índice de fermentação e percentual de defeitos.

Em seguida, as 10 melhores amostras de cada categoria são processadas nos laboratórios do CIC e transformadas em chocolate para degustação, definindo, assim, os vencedores e o “Destaque Estadual”.

Por Ívna Ferreira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *