Múltiplas versões de uma mulher no penúltimo dia da Semana do Teatro e do Circo

Serão, ao todo, cinco dias de apresentações de peças e espetáculos em homenagem ao Dia do Circo e ao Dia Mundial do Teatro | Foto: Henrique César

Ambientes de uma casa transformados em espaços cênicos. Já imaginou essa proposta? A atriz e dramaturga Aidê Malanquini sim, e o resultado desse trabalho você confere hoje (30), às 20h no penúltimo dia da “Semana do Teatro e do Circo” no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

“Todas em Mim”, experimento cênico da atriz, produzido em sua própria residência durante o período de isolamento social, explora espaços cênicos não convencionais transferidos para o ambiente doméstico.

Para a construção da narrativa a dramaturga utiliza a fusão de fragmentos de três obras de própria autoria: “Matrioskas”, “Isso não é uma peça de teatro” e “Temos carne de rã”.

““Todas em Mim” resulta dessa colagem de uma dramaturgia híbrida, sobreposta por múltiplas camadas de linguagem que juntas recriam novos sentidos para a história apresentada”, detalha Malanquini.

“É preciso se reinventar”

Diante do atual cenário artístico capixaba que tem sido impactado diretamente pelo período de pandemia, Aidê não se furta em revelar que a atuação solo tem sido a melhor saída. “É preciso se reinventar. A dificuldade de inserção permanente em grupos já estruturados e a influência das dinâmicas de produção artística solo na contemporaneidade me levaram a idealizar e produzir meus projetos autorais de maneira mais autônoma”, revela a artista que já foi convidada para produções de diversos grupos contribuindo como atriz, produtora, preparadora corporal, assistente de cena e também prestando acompanhamento de processos de criação artística.

Semana do Teatro e do Circo

A ação consiste em cinco dias de apresentações de peças e espetáculos em homenagem ao Dia do Circo e ao Dia Mundial do Teatro, ambos comemorados no último sábado, 27 de março, dia em que a programação que teve início.

Todas as atrações fazem parte do edital 004/2020, “Arte em Casa”, que agora integra o projeto da Secretaria “Cultura On-line”.

O edital concebido no último ano tem o objetivo de prestar apoio a artistas, técnicos e demais profissionais das áreas de arte e cultura que estão impedidos de realizar apresentações durante este período de isolamento social. “De casa, convidamos o público a acompanhar cinco dias de apresentações que unem a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais do nosso país, à experiência marcante, humana e reveladora do teatro”, convida o secretário municipal de Cultura em exercício, Luciano Gagno.

A programação segue, sempre às 20 horas, até a próxima quarta-feira (31).

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *