Agilidade e humanização são destaques na gestão do Hospital Antônio Bezerra de Faria

Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria é referência em Urgência e Emergência Adulto | Foto: Ascom/Sesa/ES

No Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha, região metropolitana do Espírito Santo, em média, por mês, são realizados 3.000 atendimentos de Pronto-Socorro, 1.050 ambulatoriais, 550 internações e 435 cirurgias em 101 leitos estruturados. Esses são os dados que trazem destaque à gestão do HEABF.

Fundado em 1958, o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria é referência em Urgência e Emergência Adulto em Vila Velha, sendo o primeiro hospital público do município. A unidade tem perfil Clínico e Cirúrgico de baixa a alta complexidade, nas especialidades de cirurgia geral, vascular, urologia, cirurgia torácica, ortopedia geral, cirurgia de mão, clínica médica geral e diversas subespecialidades de suporte, como infectologia, nefrologia, hematologia, cardiologia e gastroenterologia.

Para a coordenadora de enfermagem Laudiceia Mello, a equipe assistencial do Hospital Antônio Bezerra de Faria tem um grande diferencial “que é a humanização no trato com os pacientes, tendo um olhar de carinho e atenção às necessidades físicas e emocionais dos pacientes”.

Na rede pública, o hospital também recebe notoriedade para os serviços de endoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e pela disponibilidade de uma unidade transfusional de hemoderivados. “Outro fator impactante nos atendimentos à população é a agilidade nas aquisições se insumos, próteses e equipamentos para cirurgias que, antigamente, demoravam meses para serem disponibilizados”, complementou Laudiceia Mello.

Desde meados de 2019, com a mudança de gestão, investimentos e expansões foram realizadas, ampliando o número de leitos de UTI, enfermaria e salas de cirurgia. A unidade passou a realizar de 250 cirurgias para 450 por mês.

O diretor geral João Luiz Dornelles esclareceu sobre as melhorias implementadas na atual gestão. “Mudamos os processos de compras tornando-os mais dinâmicos, que era feito por paciente e, na mudança de gestão, foi optado por um modelo mais célere, sendo registrada uma ata de preços de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), deixando à disposição dos médicos como uma espécie de On Demand de insumos utilizados em uma intervenção médica, mediante programação farmacêutica e cirúrgica”, informou Dornelles.

Com 638 funcionários, o hospital atende como pronto-socorro aberto à livre demanda, sendo um pilar no atendimento à população capixaba, destacando-se nos serviços ambulatoriais e nas especialidades de ortopedia e cirurgia de mão, realizando procedimentos de alta complexidade como reimplantes de membros e cirurgia para lesão do plexo braquial.

Dornelles atribui esses resultados à cultura organizacional estabelecida no hospital. “Temos uma cultura do cuidado e, com isso, todos os profissionais que chegam para somar na unidade acabam se inserindo a esse processo. Isso está, de fato, enraizado aqui no hospital e, mesmo aqueles profissionais que já não atuam no Bezerra, relatam o nosso clima de união em prol da melhora dos pacientes e do trabalho em equipe que fazemos. Temos uma equipe muito apegada ao hospital, que se dedica com amor às demandas, o que gera bons índices e o reconhecimento das pessoas que são atendidas aqui”, destacou o diretor geral.

Além da administração direta da Secretaria da Saúde (Sesa), o Hospital Antônio Bezerra conta o suporte da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba), trazendo maior qualidade assistencial e eficiência na gestão.

Por Ascom/Sesa/ES


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *