Após ser destaque no ES na redução de casos de sífilis congênita, referência do Naps ganha equipamentos do Governo do Estado

Com a conquista, a cidade foi contemplada com a doação de equipamentos que irão fortalecer os atendimentos prestados aos usuários | Foto: Felipe Tozatto

Linhares, na região norte do Espírito Santo, foi o município capixaba que mais conseguiu reduzir os índices de sífilis congênita e com isso recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o Selo de Boas Práticas para Eliminação da doença. Com a conquista, a cidade foi contemplada com a doação de equipamentos que irão fortalecer os atendimentos prestados aos usuários.

A diretora do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), Kessy Bonicenha, informou que os equipamentos foram doados pela Secretaria de Estado da Saúde na semana passada. Entre os itens recebidos estão: ar-condicionado, refrigerador, computador, armário, televisão, mesa, além de cadeiras fixas e giratórias.

“É uma grande conquista para a Saúde do Município, com agradecimento especial aos profissionais que atuam no setor de referência da doença e também aos profissionais da Atenção Primária que fazem o primeiro atendimento ao paciente no serviço de Saúde”, destacou.

A sífilis congênita é transmitida pela mãe ao bebê durante a gestação, via placentária. “O monitoramento da gestante, com testagem e consultas periódicas, é nossa principal medida preventiva, além da orientação à população em geral para o uso da camisinha como forma de proteção às infecções sexualmente transmissíveis; são informações que devemos reforçar diariamente nos serviços do Município e o que é feito com excelência pelas equipes do Naps”, disse Kessy.

Linhares tem redução de 77% nos casos de sífilis congênita

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde de Linhares, de 2018 para 2019 houve a redução de 77% nos casos de sífilis congênita no município. A sífilis congênita é transmitida pela mãe ao bebê durante a gestação, via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença em gestante não tratada ou inadequadamente tratada.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *