Alegria marca o retorno das aulas presenciais nas escolas de Linhares

As unidades estavam cheias de cor e de novidades | Fotos: Secom/Felipe Tozatto

Expectativa, emoção e uma rotina cercada por cuidados marcaram esta segunda-feira (17) com o retorno das aulas presenciais nas escolas do ensino infantil e do ensino fundamental (do 1º. ao 5º. ano) na Rede Municipal de Linhares, região norte do Espírito Santo. As unidades estavam cheias de cor e de novidades para receber as famílias e os estudantes que não escondiam a alegria de voltar à escola.

“Estamos felizes com o retorno presencial das aulas, mesmo sabendo que este momento requer muitos cuidados. Importante ressaltar a animação e a alegria das crianças em estar de volta ao ambiente escolar. Praticamente não tivemos choro de crianças do segmento de Creche”, explicou a diretora do Ceim “Geny Ribeiro”, localizado no bairro Shell, Evânia Menelli.

As medidas necessárias para o retorno foram todas adotadas por todas as escolas. Entre elas, marcações no chão para respeitar o distanciamento físico, medição de temperatura, máscaras, mesas afastadas e instalação de totens de álcool em gel e pias para higienização das mãos nas dependências da escola, além da interdição dos parques infantis.

“Para este momento a escola adotou todas as medidas de segurança conforme o documento PEPC – Plano Estratégico de Prevenção e Controle, o que nos leva a vivenciar esse retorno com mais leveza e segurança junto às famílias, alunos e funcionários em geral. Esse é um momento muito especial”, declara a diretora.

A diretora de ensino fundamental da Prefeitura de Linhares, Lazarela Guasti Renon, percorreu unidades  escolares para participar do momento de acolhimento às famílias. Ela relata que a autonomia e a consciência dos estudantes em relação às medidas de segurança chamou a atenção dos educadores.

“Fiquei impressionada com a responsabilidade dos alunos. Nem precisei pedir o uso da máscara ou o respeito ao distanciamento físico. Já estavam craques em relação aos protocolos sanitários e de segurança. Ficou claro que eles estavam com muitas saudades, ansiosos por voltar”, explica Lazarela.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, garante que, mesmo com os lábios cobertos pelas máscaras, não faltarão os sorrisos expressos pelos olhares atentos e cuidadosos de profissionais que se prepararam para que este retorno fosse o mais seguro e acolhedor possível.

“Sabemos o quanto cada professor se dedica em suas aulas e nós tínhamos que demonstrar segurança para tranquilizar esse retorno. Além da preparação do conteúdo, tem aquela transmissão do olhar, o passar pela carteira para reforçar o conteúdo com o aluno. Por isso hoje é dia de emoção, dia de receber quem pertence a escola, nossas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

Protocolo de Segurança

As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto, que acontece desde o início deste ano letivo, em 8 de fevereiro, quando os pais ou responsáveis receberam uma cartilha com todo o protocolo sanitário e de segurança que deve ser adotado pela escola e pelas famílias.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *