Procon de Linhares alerta sobre golpe com venda de Carteira Nacional de Habilitação

Procon Linhares realiza o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas | Foto: Secom/PML/ES

Se você está interessado em adquirir sua primeira habilitação, fique atento! Algumas pessoas, interessadas em burlar o processo legal, estão caindo em golpes de estelionatários que se espalham pela internet, oferecendo a “venda” da CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Conforme o diretor do Procon de Linhares, região norte do Espírito Santo, Geraldo Roza, golpistas usam as redes sociais e programas de mensagem instantânea, a exemplo do WhatsApp, para aplicar o golpe. Eles se passam por funcionários do Departamento e oferecem a venda do documento sem passar pelas aulas e exames exigidos por lei para receber a CNH.

Depois de trocar mensagens, os golpistas solicitam que os interessados efetuem o pagamento para que a CNH seja emitida. Com o pagamento feito, eles desfazem o contato e o documento não é entregue.

Uma destas vítimas esteve registrando uma queixa no Procon de Linhares na manhã desta terça-feira (18). O golpista se passou por um funcionário do Detran da cidade do Rio de Janeiro e conseguiu que a mulher transferisse um pagamento de R$ 500 pela Carteira Nacional de Habilitação.

Geraldo destaca que várias denúncias sobre ocorrências desse tipo estão sendo realizadas no Procon de Linhares. “É importante alertar que para se obter a CNH, o procedimento é uniforme em território nacional. É preciso buscar uma autoescola, com formação teórica e aulas práticas. Só depois da prova de legislação e prática o documento é emitido”, explica.

O diretor do Procon lembra, também, que o cidadão que optar por qualquer facilidade não oficial também pode ser responsabilizado criminalmente e que, ao receber um contato com esta finalidade, deve efetuar denúncia à polícia.

“Em caso de dúvidas sobre os serviços de Habilitação do Detran-ES, o cidadão deve entrar em contato, através dos canais oficiais do órgão, como tele atendimento, redes sociais ou efetuar a ligação gratuita para a Ouvidoria do órgão”, orienta Geraldo.

Atendimento

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Procon Linhares realiza o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio de senhas, ou através do telefone (27) 3372 2129, e do site www.procon.es.gov.br

O Procon está localizado na Avenida Augusto Calmon, nº 1.117, Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *