Projeto vai selecionar roteiros de curtas para receber consultoria personalizada

Uma excelente chance para roteiristas e realizadores de audiovisual que desejam desenvolver seus projetos, a Consultoria – Da Ideia Às Janelas irá selecionar até oito propostas de curta-metragem de ficção para receberem um acompanhamento personalizado conduzido pelo diretor e produtor Alexandre Serafini. Para concorrer a essa orientação técnica é preciso enviar o roteiro do curta e, se houver, o projeto técnico do filme, além de ser um realizador do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 04 de junho pelo link: http://bit.ly/consultoriaideiajanela

Cada ideia contemplada contará com quatro horas de acompanhamento que acontecerá entre os próximos dias 21 de junho e 02 de julho. Durante a consultoria, serão apontadas as possíveis melhorias técnicas e artísticas e, conjuntamente com o realizador, estudadas as soluções de roteiro e de produção que potencializem a viabilização do filme proposto.


“Esse olhar externo e, digamos, mais crítico é sempre importante para apontar os limites e os caminhos de realização de um filme. Usarei a minha experiência como realizador para aprimorar as ideias apresentadas” explica o Serafini. O diretor afirma ainda que o critério de seleção não será o grau de desenvolvimento da ideia inscrita e, sim, a sua afinidade e identificação com o projeto.

Com vasta experiência no campo audiovisual, Alexandre Serafini é diretor, produtor e roteirista. Seu início no audiovisual foi como assistente de direção, antes de realizar as próprias obras. Ao longo de sua trajetória, aprovou projetos em diversos editais e instâncias públicas de fomento: Funcultura/Secult-ES, Lei Rubem Braga/Vitória-ES e Ancine.

Em seu currículo como diretor constam o longa-metragem “Os Incontestáveis” (2018) e os curtas “Observador” (2005), “Raiz que Racha Rua” (2009) e “2 e Meio” (2010). Também são seus os seguintes projetos: “Luca Bandit” – projeto de desenvolvimento de série contemplada por edital Arranjo Regional Secult-ES/Ancine (2019); “Ilha das Moscas” – projeto de desenvolvimento de longa-metragem contemplado por edital do Funcultura/Secult-ES (2017).

Serafini foi produtor executivo de programas de teor cultural na TV Gazeta do Espírito Santo, afiliada da TV Globo, de 2005 a 2010, e presidente da ABD Capixaba, entidade que representa os realizadores de audiovisual do Estado, no período de 2011 a 2013. 

A Consultoria Da Ideia às Janelas integra o projeto Da Ideia às Janelas – O Percurso do Audiovisual a partir do estudo de caso do longa-metragem “Os Incontestáveis”, contemplado pelo Edital de Artes Integradas/Lei Aldir Blanc da Secretaria da Cultura (Secult) e uma realização da Ladart Filmes. Também faz parte dessa iniciativa o Seminário DaIdeia às Janelas, um ciclo de palestras gratuitas online que acontecerá de 12 a 16/07 e irá partilhar a experiência de realização fílmica, da concepção até a difusão.

Sobre “Os Incontestáveis” 


Contemplado com o prêmio de um edital de longa da Secult, em 2014, “Os Incontestáveis” é o primeiro longa-metragem de Alexandre Serafini. Na trama desse road movie, os personagens Bel e Mau, interpretados, por Fabio Mozine (integrante Mukeka di Rato) e Will Just (integrante The Muddy Brothers), são os anti-heróis protagonistas que embarcam em uma aventura familiar movida a conhaque, rock pesado, humor ácido e psicodelia. O elenco também conta com atores consagrados, como Tonico Pereira, Fernando Teixeira e Markus Konká.

  “Os Incontestáveis” é uma obra que conseguiu concluir todo o ciclo de vida de uma obra cinematográfica. Foi lançado no circuito de festivais no fim de 2016, selecionado para mais de 20 festivais em 14 países, lançado comercialmente em 2018 entrando em cartaz em 15 salas de cinema do Brasil e, em seguida, foi contratado por plataformas de streaming. O filme está disponível, no Brasil, em plataformas de Streaming como Amazon Prime, por meio do canal Looke, Net Now, Vivo Play, Google Play, Youtube Filmes, Microsoft Filmes e na América Latina em plataformas como Klic e Totalplay.

Por Paulo Gois Bastos, Aline Dias, Danilo Ferraz e Erika Piskac



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *