Ferraço e Madureira lamentam morte de Camilo Cola

Empresário e ex-deputado federal Camilo Cola, em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Divulgação

A morte do empresário e ex-deputado federal Camilo Cola foi lamentada pelos parlamentares na sessão ordinária híbrida, realizada nesta segunda-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. O fundador da empresa de transportes Itapemirim morreu no último sábado (29), aos 97 anos, de causas naturais. O deputado Theodorico Ferraço (DEM) recordou emocionado a trajetória do empresário e, além de solicitar um minuto de silêncio como diversos colegas, anunciou que pretende criar uma comenda na Casa com o nome de Camilo Cola.

“Conheci Camilo e convivemos durante muito tempo. Adversários, correligionários, mas com um sentimento só, o melhor para Cachoeiro, o melhor para o Espírito Santo, o melhor para o Brasil. Camilo Cola foi um dos últimos heróis da Segunda Guerra Mundial. Quando eu estive em Monte Castello (Itália) tive a oportunidade de relatar a ele de como estava Monte Castello e ele, com lágrimas nos olhos, lembrava do seu tempo, de quase ter morrido em defesa da liberdade. Ao senhor Camilo Cola, nesse momento, as nossas homenagens, pedindo um minuto de silêncio”, solicitou o parlamentar.

Deputado Theodorico Ferraço (DEM) | Foto: Ellen Campanharo

Ferraço também disse que a comenda com o nome de Camilo Cola pretende homenagear “todos aqueles que trabalham pelo Espírito Santo”. Ainda considerou que Cola foi um “orgulho para o Brasil, um dos melhores deputados federais”, ao recordar que quando deputado, entre 2007 e 2015, Camilo destinou boa parte dos recursos de emendas parlamentares aos hospitais. O parlamentar destacou o legado de Cola e a importância dele para municípios do Sul, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Venda Nova do Imigrante.

Deputado Marcos Madureira (Patri) | Foto: Ellen Campanharo

O deputado Marcos Madureira (Patri) lembrou do tempo em que foi vizinho do empresário e da convivência com Cola em Brasília. Ainda ressaltou o legado deixado pelo empresário que fundou uma das maiores empresas de ônibus no país. “Era uma pessoa que esteve fora do tempo dele, ultrapassou a vontade de fazer, de propor e de querer. Camilo Cola era uma pessoa exponencial”, encerrou.

Camilo Cola

Cola foi deputado federal por duas legislaturas, de 2007 a 2015, sempre pelo PMDB (atual MDB). Integrou, entre outras, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e a comissão especial criada em 2009 para discutir a crise econômico-financeira da indústria.

O ex-deputado também era empresário, foi o fundador da Viação Itapemirim, e, na juventude, integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

Por João Caetano Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *