Professores de Educação Física querem Cref no Espírito Santo

Para convidados, conselho próprio deve melhorar capacitação profissional e fiscalização da atividade | Foto: Lucas Silva

O Conselho Regional de Educação Física (Cref) foi o foco da reunião virtual da Comissão de Educação desta segunda-feira (31). Os professores de educação física Eliane Cunha Gonçalves e Ramon Vinícius Coutinho falaram sobre a necessidade de criar o Cref específico no estado do Espírito Santo. Hoje, os profissionais capixabas são ligados ao conselho de classe do Rio de Janeiro (Cref 1ª Região).

Segundo Eliane, em 1998, quando foram instituídos o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física, o Espírito Santo não tinha o quantitativo mínimo de 2 mil educadores físicos necessário para a abertura de um conselho próprio, por isso os profissionais capixabas ficaram sob responsabilidade do Cref fluminense. “Vinte e dois anos se passaram e ainda estamos ligados ao Cref1 Rio de Janeiro. Hoje somos 12 mil profissionais registrados. Estamos com o movimento Cref Já, que luta pela emancipação e instalação do Conselho Regional no Estado do Espírito Santo”, explicou Eliane.

O Cref é responsável pela habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física. Eliane ressaltou que no Espírito Santo atuam apenas dois fiscais do Cref para atender os 78 municípios. “Precisamos de um conselho próprio do Espírito Santo com fiscalização mais ampla e atuante e assim oferecer mais segurança para os profissionais de educação física e para todo a sociedade capixaba”.

De acordo com o professor Ramon, um Cref presente e atuante auxilia na melhoria e qualificação dos profissionais. “O conselho tem também como função incentivar o aprimoramento técnico e atualização profissional desses, proporcionando assim uma melhor educação física; e ofertar um trabalho seguro para sociedade”.

Os deputados da Comissão de Educação demonstraram apoio ao pedido dos profissionais de Educação Física que atuam no estado. “É importante termos de fato no Espírito Santo um conselho atuante. A gente percebe que aumentou cada vez mais o número de profissionais de educação física que exercem esse trabalho, um serviço essencial à comunidade capixaba. A comissão está à disposição de todos vocês para que a gente possa avançar nesse diálogo”, concluiu o vice-presidente do colegiado, deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL).

Por Larissa Lacerda


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *