Felipe Rigoni visita Conceição da Barra para debater exploração de sal-gema

O parlamentar foi recebido pelo prefeito de Conceição da Barra, Walyson Vasconcelos, o Mateusinho | Foto: Bernardino de Sena

O deputado federal Felipe Rigoni visitou nesta sexta-feira (11) o município de Conceição da Barra para tratar sobre a exploração de sal-gema na região. O parlamentar foi recebido pelo prefeito de Conceição da Barra, Walyson Vasconcelos, o Mateusinho, e participou de audiência pública com moradores, lideranças políticas e empresariais da cidade. O edital de abertura para concessão das 11 jazidas capixabas foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta.

Descobertas há 40 anos, as áreas ficaram sob o poder da Petrobras nas últimas décadas, mas nunca foram aproveitadas. Com 12 bilhões de toneladas de sal-gema, as jazidas podem atrair novos investidores e desenvolver um polo sal-químico no Espírito Santo, gerando insumos para diferentes cadeias produtivas, a exemplo da produção de PVC, defensivos agrícolas, vidros e celulose.

As empresas interessadas em participar do leilão têm até o dia 13 de agosto para demonstrar interesse. Um estudo da Agência Nacional de Mineração feito em 2008 projetou que 15 mil novos postos de trabalho podem ser criados. Rigoni, que acompanha o caso há dois anos, falou sobre a importância do leilão para o desenvolvimento socioeconômico capixaba.

Deputado federal Felipe Rigoni | Foto: Assessoria

“É uma vitória para o Espírito Santo. São milhares de novos empregos. Essa é uma pauta que tenho lutado desde o início do meu mandato. Fiz diversas reuniões com a ANM e, enfim, conseguimos destravar o leilão. Agora nosso papel é dialogar com as empresas que demonstrarem interesse, lutar por mão de obra qualificada, infraestrutura e preparar a região para as demandas que virão. É uma luta de anos que agora vai sair do papel”, defendeu o deputado federal.

As jazidas de sal-gema do norte do Espírito Santo, que concentram a maior reserva do país e uma das maiores da América Latina, estão em 11 áreas capixabas, localizadas em Conceição da Barra, Ecoporanga e Vila Pavão.

Wellington Pina Ribeiro | Foto: Bernardino de Sena

Para Wellington Pina Ribeiro, gestor de Geração de Emprego e Renda do município de Conceição da Barra, a exploração de jazidas de sal-gema pode significar a redenção do norte do Espírito Santo: “Defendo essa bandeira há vários anos. Que bom que o deputado Felipe Rigoni abraçou a causa e conseguiu destravar o leilão”, disse Wellington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *