Amêndoas de cacau de Linhares são reconhecidas entre as melhores do mundo

O fruto cultivado em Linhares representa hoje 85% da produção de todo o estado do Espírito Santo | Foto Secom/Felipe Tozatto

Hoje, dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais consumidos no mundo. A amêndoa de cacau é a matéria-prima utilizada na sua produção e, inclusive, a de Linhares é reconhecida internacionalmente entre as melhores. O fruto cultivado em Linhares representa hoje 85% da produção de todo o estado do Espírito Santo.

Para fomentar a revitalização da lavoura cacaueira em Linhares, que passou por períodos difíceis com a devastação dos plantios pela doença vassoura de bruxa, e potencializar a cadeia produtiva, a Prefeitura de Linhares desenvolve diversas ações. Dentre elas está o Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba que está com suas inscrições abertas até a próxima segunda-feira (12/7) e visa reconhecer e incentivar a produção da amêndoa com mais qualidade e sustentabilidade.

Além disso, o município distribuiu em dois editais 60 mil mudas enxertadas em sacolas e em tubetes, das variedades PS 1319 e CCN 51, que tiveram seus valores repassados subsidiados, bem abaixo do mercado, que foi direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor. Em média 64 produtores foram atendidos com as mudas e têm recebido assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que a amêndoa produzida no sistema de cabruca, aquelas situadas em áreas de sistemas agroflorestais, principalmente, tem permitido, por exemplo, uma produção de chocolate com nível de altíssima qualidade.

“A qualidade das nossas amêndoas já é reconhecida nacional e internacionalmente pelas condições naturais que nossa região produtiva tem. Associado ao empenho dos cacauicultores está o incentivo que a Prefeitura de Linhares tem dado como a realização do concurso, os treinamentos e a distribuição de mudas, ações essas que visam fomentar a cadeia produtiva do cacau que conta com produtores empreendendo no nosso município, fato que muito nos orgulha”, destacou o secretário.

A cultura do cacau, conforme pontuou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, está estritamente ligada à história de Linhares, e anunciou mais uma ação prevista no município. “Além da história, o cacau é importante por seus aspectos socioeconômicos e ambientais, que colocam Linhares em um patamar significativo do cenário mundial. Estamos provocando a revitalização da lavoura cacaueira e a expansão de áreas produtivas e, ainda no mês de julho, lançaremos o terceiro edital com a distribuição de mais 50 mil mudas do fruto”, disse o prefeito.

Filial do Centro de Inovação do Cacau

Em agosto de 2019, o município conquistou uma filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que tem sede na Bahia. O CIC busca construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas.

A instalação no município foi possível graças a uma parceria entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Águia Branca Encomendas. Essa foi mais uma conquista importante para os avanços que a Prefeitura de Linhares tem buscado para melhoria da qualidade da amêndoa e retomada da produção de cacau.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *