UPA Infantil de Linhares atende através do uso de classificação de risco

O objetivo é priorizar a atenção e os cuidados aos pacientes pela gravidade do quadro clínico | Fotos: Secom/Felipe Tozatto

Primando pela qualidade da prestação de serviços, o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da secretaria municipal de Saúde, está investindo em ações e capacitações para melhorar e otimizar o atendimento das crianças encaminhadas à Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas, no bairro Shell. O objetivo é priorizar a atenção e os cuidados aos pacientes pela gravidade do quadro clínico e não pela ordem de chegada.

De acordo com a diretora da UPA, Débora Barros Tesch, todos os pacientes atendidos na unidade terão a ordem do atendimento classificada por cinco cores: vermelho, laranja, amarela, verde ou azul, identificadas no prontuário eletrônico do paciente, que indicarão a gravidade da enfermidade.

“Esse tipo de atendimento é uma tendência mundial e aqui estamos seguindo essa tendência, implantando algo que vai garantir a organização e melhoria do atendimento. Dois pontos principais podem ser destacados com esse novo sistema, a otimização do tempo e a melhoria da qualidade do atendimento”, pontua a diretora.

Como funciona a nova triagem

De acordo com a coordenadora médica da UPA, a pediatra Dandara Porto, a priorização no atendimento se dará logo na chegada dos pacientes ao hospital, durante a triagem. A partir das queixas apresentadas, a equipe de acolhimento classificará a ordem de atendimentos por meio de cinco cores: vermelho, laranja, amarela, verde ou azul, identificadas na ficha do paciente.

“O acolhimento com classificação de risco prioriza o atendimento e estabelece a gravidade do estado de saúde em cores e o tempo que ele pode esperar. O tempo fixado para cada cor e o tipo de encaminhamento dado para cada caso é preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica.

O vermelho indica emergência e será utilizado para pacientes que necessitarem de atendimento imediato, que correrem risco de morte.

Os pacientes identificados com a cor laranja são considerados muito urgentes, tendo em vista que apesar de não necessitarem de atendimento imediato, o tempo de espera não poderá ultrapassar dez minutos, pois nesses casos o estado de saúde pode se agravar a qualquer momento.

A cor amarela indica a necessidade de atendimento urgente, no qual o paciente pode esperar até 60 minutos. Os classificados com a cor verde serão aqueles que apresentarem quadro pouco urgente e precisarem receber atendimento médico apenas ambulatorial. Para estes o tempo de espera pode ser de até 120 minutos.

Há ainda a classificação com a cor azul, considerada não urgente, nesses casos o tempo de espera pode ser maior, isso porque pacientes com essa indicação não apresentam nenhuma complexidade.

De acordo com a diretora Débora, os pacientes que procurarem a UPA Infantil e forem classificados com essa cor não ficarão sem atendimento. “Eles serão encaminhados pelo Setor de Serviço Social do hospital, já com consulta marcada na Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa”, revela.

UPA 24 horas

A Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA), conta com uma equipe composta por médicos especializados em pediatria, no atendimento de urgência e emergências, para atender pacientes até 15 anos, 11 meses e 29 dias. Com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A UPA Infantil é uma unidade de urgência, que atenderá os pacientes que necessitam de atendimento imediato. Cada caso será classificado de acordo com a situação de risco e necessidade de assistência médica imediata.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *