Renato Casagrande anuncia R$ 12 bilhões em projetos estratégicos

Entre as principais realizações previstas no Planejamento Estratégico estão construção, reforma e ampliação de hospitais | Fotos: Rodrigo Araujo/Governo-ES

O Governo do Espírito Santo vai investir aproximadamente R$ 12 bilhões em projetos e programas nas suas nove áreas estratégicas. Esse valor corresponde ao período 2019-2022, segundo apontam resultados da revisão do Planejamento Estratégico apresentados nesta terça-feira (27), em um encontro virtual liderado pelo governador Renato Casagrande com a participação da vice-governadora Jacqueline Moraes, secretários de Estado, subsecretários, gerentes e pontos focais de Secretarias e Órgãos.  

Entre as principais realizações previstas no Planejamento Estratégico estão construção, reforma e ampliação de hospitais; expansão do Serviço de Atendimento Médico de Urgência; mais consultas especializadas e cirurgias; ampliação das escolas de Educação em Tempo Integral; recuperação de florestas; construção de barragens; construção, reforma e ampliação de quadras e unidades escolares; bolsas para ensino técnico, de graduação e mestrado.

E ainda: obras de macrodrenagem, de construção de estradas e rodovias; pavimentação das estradas do Caminhos do Turismo; implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes; construção e implantação do Centro de Inteligência de Defesa Civil; construção de Penitenciária Estadual; construção e implantação do Centro Integrado de Polícia Técnico-Científica.

No encontro, o governador Renato Casagrande afirmou que esses quatro anos têm sido desafiadores. “Estamos governando como se estivéssemos em uma guerra, mas produzindo os resultados que tínhamos que produzir. E vamos entregar as maiores mudanças para os capixabas. Mudanças dentro da Administração Pública, como o e-Docs, liderando em transparência, a inovação e estrutura de órgãos que estavam desestruturados, como na área de segurança, além do trabalho na gestão fiscal, com equilíbrio nas contas. Há muito tempo não víamos no Estado uma mudança desse porte na Administração Pública”, disse.

Ele ressaltou ainda que “os resultados para a sociedade também são gigantes, seja com o ES Solidário, com proteção social, nas áreas de Saúde, Segurança, Educação e na Infraestrutura.”

De acordo com o governador, o objetivo é reduzir as desigualdades. “Queremos um Estado onde os capixabas possam prosperar. Não podemos pensar no crescimento do PIB sem pensar na distribuição dessas riquezas. Estamos fazendo uma mudança visível na paisagem dos municípios. Temos que ficar orgulhosos do que estamos apresentando à sociedade capixaba. Muito me anima e a cada dia acordo com mais vontade de produzir”, destacou.

Ao todo, na Carteira de Projetos Estratégicos, está previsto um número superior a cinco mil entregas à população, com a realização de mais de 300 projetos e 21 programas. Com 40 desafios estratégicos, essa carteira envolve a execução de obras e a oferta de equipamentos e serviços.

Entre as nove áreas estratégicas, os maiores volumes de investimento são destinados às áreas de Infraestrutura para Crescer, Saúde Integral, Segurança em Defesa da Vida e Educação para o Futuro.

Alinhamento

Com participação da alta gestão, sob a coordenação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, durante o Seminário de Revisão do Planejamento Estratégico, a equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, liderada pela subsecretária de Estado, Joseane Zoghbi, validou indicadores, metas e projetos estratégicos, alinhados com as nove áreas estratégicas.

O secretário Álvaro Duboc explicou que a estratégia e a carteira de projetos prioritários foram adequadas ao cenário econômico, em alinhamento com o Orçamento do Estado, o Plano de Investimentos Públicos (PIP), o Plano de Convivência Consciente e o Programa Realiza+, que gerencia e monitora as ações estratégicas de Governo, por meio de programas e projetos oriundos do Planejamento Estratégico.

“O Governo do Espirito Santo não deixou de avançar, mesmo com o forte impacto causado pela pandemia da Covid-19. Temos entregas em todas as áreas, mas agora que estamos a menos de dois anos do fim da gestão, temos que pisar ainda mais no acelerador e ampliar as nossas entregas à população”, disse Duboc.

A subsecretária Joseane Zoghbi ressaltou: “Temos um Governo que cuida das pessoas, dos investimentos, com entregas que impactam diretamente a vida da população.” Ainda segundo a subsecretária, na revisão do Planejamento Estratégico foram utilizados critérios técnicos e sociopolíticos, focando, principalmente, na execução factível de projetos. “Consideramos, entre outros critérios, o avanço físico e a disponibilidade financeira, focando também em projetos que já compõem os planos de investimentos do Estado, como o PIP e o Plano de Convivência Consciente”, pontuou.

Antes do Seminário de Revisão do Planejamento Estratégico, concluído nesta terça-feira, com a entrega dos resultados, houve o que a subsecretária define como “planejar o planejamento”. Um trabalho com duração de três meses, em que a equipe da SEP, em parceria com Secretarias e Órgãos, definiu o inventário de projetos e ações de Governo.

“Importante destacar a participação de toda a alta gestão: governador, vice-governadora, secretários, dirigentes de órgãos, e também gerentes de projetos e pontos focais. Fizemos uma construção coletiva, que reforça bastante a execução dos projetos. Quando as pessoas se sentem participantes de todo o processo, executam melhor, se sentem comprometidas com as entregas. E quem ganha com isso é a sociedade. Nosso principal objetivo é realizar entregas que impactem, diretamente, a vida da população”, salientou Joseane Zoghbi. 

O Governo do Espírito Santo trabalha aplicando um modelo de gestão que busca gerar entregas relevantes para os capixabas. Esse modelo possui três carteiras de projetos, com coordenação direta do próprio governador, envolvendo nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Saúde Integral, Educação para o Futuro, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Palestra

O diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, falou aos gestores, durante a reunião de entrega de resultados do Planejamento Estratégico, ressaltou o fato de o trabalho desenvolvido pelo Governo Estadual ser reconhecido nacionalmente. “Temos que agir como multiplicadores deste momento ímpar do Espírito Santo”, lembrou. “Um trabalho sério, baseado numa estrutura de Governo republicana, democrática, equilibrada, balanceada, com gestão de excelência e sinergia entre as equipes”, declarou. 

Para Pablo Lira, o Espírito Santo vive hoje uma condição diferenciada, com equilíbrio nas contas públicas e uma gestão orientada por planos e ações estruturais, baseada na transparência, ética, integridade, cientificidade e inovação. “Não são todos os Estados que têm a sua gestão orientada por planos e ações estruturais. Ter um plano de longo prazo é um privilégio para poucos. Com isso, conseguimos promover crescimento econômico combinado com desenvolvimento social e ambiental”, avaliou, em referência ao ES30.

Ainda segundo diretor do IJSN, em 2021, o Espírito Santo tende a crescer mais que a média nacional, “com mais justiça social, de forma sustentável, equilibrada, inovadora e transparente”.

Por Giovani Pagotto e Claudia Feliz


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *