Linhares inicia processo para retirada gradual de açúcares da merenda escolar

Para atender as novas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Departamento de Alimentação Escolar, do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, elaborou um novo cardápio para crianças de até 3 anos, excluindo o açúcar das preparações e alimentos ultraprocessados. Para iniciar o processo de transição do hábito alimentar foram inseridos novos produtos como aveia, uva passas e o chocolate em pó 50% cacau.     

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou a Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que atualiza as normas para a execução do PNAE para garantir um cardápio saudável aos alunos de todas as etapas da educação básica pública, por meio do aumento da oferta de alimentos naturais e restrição de produtos processados.     

A nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, Lorena Santos Teixeira, explicou que a legislação também estabelece regras para garantir o fornecimento de mais frutas e hortaliças e inclui a obrigatoriedade de alimentos fonte de ferro heme, como as carnes, vísceras, aves e peixes, no mínimo quatro vezes por semana.   

A norma também aumenta a restrição de produtos cárneos como embutidos, aves temperadas, empanados, pratos prontos, e também de conservas, bebidas lácteas com aditivos ou adoçados, legumes ou verduras em conserva, biscoito, bolacha, pão, bolo, margarina e creme vegetal.         

“A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente até os três anos de idade, que são decisivos para a formação, de hábitos alimentares e manutenção da saúde. Por isso, a importância do envolvimento das famílias para estimular também em casa o consumo desses alimentos e ajudar as crianças a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis”, frisou a nutricionista. 

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *