Cacauicultor de Linhares é homenageado por alunos de escola do bairro Araçá

O empresário Emir de Macedo Gomes Filho esteve presente no evento | Foto: Felipe Tozatto/Secom

Alunos do turno vespertino do Ceim Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá, homenagearam o produtor de cacau Emir de Macedo Gomes Filho, vencedor da 5ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau, na Categoria Linhares, região norte do Espírito Santo. O cacauicultor recebeu duas telas confeccionadas pelas crianças durante projeto que teve por objetivo valorizar a história da cultura do cacau na cidade.

O empresário Emir de Macedo Gomes Filho esteve presente no evento e ficou emocionado ao receber das crianças uma tela com pintura do cacau e outra do logomarca da Fazenda, ao som da música “Era uma vez…” encenada pela professora Marcieli Sardi.

“Foi uma experiência ímpar, fiquei com o coração transbordando de felicidade em saber que nosso trabalho está inspirando outras gerações. Nosso legado, nossa história está se perpetuando, e isso nos traz uma alegria muito grande. Já recebi muitas homenagens, mas homenagem singela e recheada de tanto amor foi a primeira vez”, comentou Emir.

A pedagoga da escola, Tânia Helena Nascimento Salomão, informou que antes da criação das telas foram trabalhados com os alunos de 4 e 5 anos fatos históricos da Fazenda São Luiz, de propriedade do Emir, que fica localizada em Povoação, a biografia do produtor e a sua contribuição para o desenvolvimento do setor cacaueiro e o reconhecimento internacional da amêndoa de cacau.

“Para confecção das telas pelas crianças, realizamos atividades de reconto, releitura e arte. Um dos grandes segredos de ensinar com sucesso é irmos além daquilo que já é o óbvio”, comentou a pedagoga, ressaltando que os alunos de 4 e 5 anos que fizeram a homenagem farão um passeio até a Fazenda São Luiz para conhecer na prática o processo de transformação do cacau em chocolate.

A temática também foi abordada com as turmas de 3 anos do matutino, explorando a história do cacau, sua representatividade para economia do município, além do reconhecimento internacional da amêndoa. Os alunos trabalharam mosaico com releitura das fotos tiradas da Fazenda São Luiz e fizeram uma exposição. As atividades fizeram parte da sequência de atividades sobre os 221 anos de Linhares.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *