Setembro Dourado: câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce

Campanha faz alerta para os sinais e sintomas do câncer, que é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no país

Setembro é o mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil. O movimento Setembro Dourado, que acontece em todo o país, reforça a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e a obtenção da cura. Atualmente no Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer infantojuvenil representa cerca de 3% de todos os casos de câncer diagnosticados e tem incidência estimada de 8.460 casos novos por ano no país.

O diagnóstico precoce é fundamental, já que na maioria dos casos, quando a doença é identificada precocemente e o paciente encaminhado rapidamente para o centro de tratamento, as chances de cura podem ser maiores que 80%. No Espírito Santo, o centro de tratamento referência é o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg). 

Para reforçar esse alerta, a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil – Acacci realiza a campanha Setembro Dourado no Espírito Santo. Durante todo o mês, a instituição divulga materiais de conscientização em seus canais de comunicação e realiza ações para sensibilizar pais, professores, profissionais de saúde e gestores públicos sobre o tema.

“O movimento Setembro Dourado é uma importante oportunidade para a Acacci potencializar o alcance do tema e sensibilizar os diversos públicos, além de disseminar o seu propósito de oferecer às crianças e aos adolescentes em tratamento de câncer um programa de assistência com uma abordagem integrativa e complementar”, afirma a superintendente da Acacci, Luciene Sena.

Programa Diagnóstico Precoce

O atraso no diagnóstico é um dos maiores problemas no Brasil, onde a média nacional de sobrevida é de 64%.  A fim de contribuir com a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes no estado, favorecendo o aumento das chances de cura, a Acacci, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, também desenvolve o Programa Diagnóstico Precoce, que capacita e sensibiliza profissionais e estudantes da saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas em fases precoces da doença. Criado em 2011, em seu primeiro ano o programa treinou 300 profissionais. A iniciativa foi retomada no ano passado e entre 2020 e 2021 já capacitou 297 pessoas.

“O programa é um grande aliado na redução da mortalidade infantil por câncer. A capacitação dos profissionais faz com que o encaminhamento dos pacientes seja mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico”, destaca a médica onco-pediatra, conselheira da Acacci e coordenadora científica do Programa Diagnóstico Precoce no Espírito Santo, Drª Glaucia Perini Zouain Figueiredo.

Na luta contra o câncer infantojuvenil, a Acacci oferece um programa de assistência integral às crianças, adolescentes e suas famílias, apoiando não apenas o tratamento, mas também oferecendo o suporte econômico, social e psicológico a todos os envolvidos. Essa rede de apoio garante a continuidade do tratamento dos pacientes e eleva a possibilidade de sucesso no combate ao câncer. Além da Casa da Família, que oferece acolhimento, a instituição garante suporte psicossocial e mantém centros de tratamentos equipados, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Setembro Dourado

A campanha Setembro Dourado é realizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC em todo o Brasil. Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do Setembro Dourado objetivam diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura da doença.

Alguns sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:

– Dores ósseas e articulares;

– Perda de peso;

– Sangramento;

– Mancha branca no olho;

– Febre persistente sem causa definida;

– Palidez progressiva;

– Dor de cabeça persistente, podendo ser acompanhada de vômitos.

Por Benahia Figueiredo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *