Projeto Todos Somos Diferentes promove aprendizado e respeito entre as crianças

Criança desenvolve atividade do projeto Todos Somos Diferentes | Foto: Divulgação Seme

Elmer é um elefante diferente. Na manada em que vive, todos os elefantes são da cor cinza. Já Elmer, é cheio de cores, misturadas em xadrez. Insatisfeito, ele se pinta de cinza para se misturar aos demais, mas vem uma forte chuva que remove toda a tinta. Para a surpresa de Elmer, todos ficaram felizes em tê-lo de volta, do jeito que ele sempre foi.

Foi assim, por meio de contação da história infantil “Elmer, o elefante xadrez”, do autor britânico David McKee, que a equipe escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Castello de Mendonça, no bairro Antônio Honório, envolveu as crianças num ambiente de boas atitudes, respeito mútuo e valores éticos.

O objetivo é que, através da literatura infantil e de atividades lúdicas, os pequenos despertem o respeito e a importância de conviver com as diferenças. A iniciativa foi coordenada pelas professoras Simone Capistrano e Virgínia Oliveira, que desenvolveram atividades com todas as turmas da unidade de ensino.

Inclusão

“A moral da história, o que será evidenciado para as crianças, é que o diferente é importante e querido por todos, por ser ele mesmo. Elmer, na história, é homenageado pelos demais amigos elefantes ao pintarem todos de colorido, demonstrando respeito e admiração”, explicou a professora Virgínia Oliveira.

“Sabedores de que a formação do caráter acontece até os seis anos de idade, torna-se essencial um trabalho que venha formar crianças que respeitem o próximo em suas especificidades. A importância do projeto se dá justamente em correlação com à educação de valores, tendo em vista que a mesma é uma parte importante na formação da criança, gerando reflexos para toda a vida”, destacou a professora Simone.

Palestra

Mais uma ação do projeto “Todos Somos Diferentes” será uma palestra com uma criança do Cmei, que é cadeirante. Acompanhada de sua mãe, ela fará uma palestra no para trocar experiências com os pequenos, num ambiente receptivo e alegre. A atividade ainda não tem data definida, mas deve ocorrer nos próximos dias.

A diretora da unidade de ensino, Gabriela Nunes, explica a importância de ações de promoção do respeito à diversidade e que é importante combater qualquer forma de discriminação, como também propiciar momentos de protagonismo para os envolvidos em qualquer situação de desconforto ou isolamento, tendo em vista que, ao ser acometida por sentimentos negativos, a criança pode desenvolver malefícios a sua saúde mental, além de diversas consequências.

“O projeto continua e temos mais ações previstas. As que já foram realizadas têm trazido satisfação e envolvimento dos pequenos. As famílias das crianças atendidas pela Educação Especial também têm participado. Recebem vídeos e fotos de todas as etapas do projeto que estão sendo executadas”, completou a diretora.

Por Brunella França


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *