Deputados cobram medidas na segurança do Espírito Santo

Para Assumção, policiais não são preparados para atender determinadas ocorrências | Foto: Ana Salles

Deputados do Estado do Espírito Santo usaram a sessão ordinária desta quarta-feira (29) para fazer cobranças à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Capitão Assumção (Patri) comentou um caso de agressão policial ocorrido em Guarapari, no final de semana, e atribuiu o fato ao despreparo e à falta de infraestrutura da Polícia Militar (PM). Dois policiais foram conter uma mulher em surto e um vídeo mostra que ela acabou sendo agredida com tapas durante a abordagem dos PMs. Um inquérito foi aberto para apurar os fatos, que ganharam repercussão na imprensa. 

O parlamentar ponderou que as reações do policial militar aconteceram “no auge da adrenalina”, como um ato de reflexo após ele ter sido mordido pela mulher enquanto tentava imobilizá-la com a ajuda do parceiro. Assumção afirmou que a corporação não é preparada para atender esse tipo de ocorrência, porque faltam equipamentos adequados, como arma de choque, bala de borracha e gás de pimenta.  Ainda de acordo com o capitão, o vídeo de 17 segundos não pode ser usado para explicar o encadeamento de todos os fatos. 

Efetivo policial

A Sesp também foi citada pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido), que pediu reforço no efetivo policial, sobretudo da Polícia Civil (PC). Conforme explicou, o número de policiais hoje está muito aquém do mínimo necessário, que é de 3.830 homens.  

Segundo explicou, muitas vítimas de crimes procuram delegacias para registrar ocorrências, mas acabam encontrando as unidades fechadas, o que dificulta o trabalho da polícia. Bahiense apresentou uma série de números relativos a crimes no Espírito Santo entre janeiro e agosto de 2021. 

Nesse período, segundo dados da Sesp, foram registados 12.140 roubos de aparelhos celulares, sendo a Serra, com 3.127 casos, o município “campeão” desse tipo de delito, seguida de Vila Velha (2.961), Cariacica (2.293) e Vitória (1.624). Houve ainda 738 crimes contra a vida e 71 homicídios de crianças e adolescentes, além de 20.194 ocorrências de estelionato. 

Por Marcos Bonn


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *