Hospital Estadual de Vila Velha recebe soluções para melhorar o atendimento de pacientes

Pulseira que acompanha toda a jornada do paciente e sistema de gestão de plantões serão testados no hospital

As empresas de inovação tecnológica selecionadas pelo programa Pitch Gov.ES para soluções na área da saúde começaram a implementação no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV). A solenidade de abertura será na quinta (21), às 14 horas, no auditório do hospital, e contará com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Arantes, a diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Cristina Engel de Alvarez, o diretor Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro e o diretor do Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), Anderson Barbosa de Oliveira.

A RFID Brasil trabalhará no desafio “Como controlar a jornada do paciente no momento da entrada até a alta?”. Para isso, a startup vai usar o sistema Saúde Fácil, que pode ser integrado às gestões de saúde já existentes.

“O paciente, ao ingressar na unidade de saúde, receberá uma pulseira com chip RFID embutido, agregando leituras automáticas e inteligência ao processo atual, agilizando sua entrada e permitindo iniciar a coleta de dados imediatamente no ingresso do paciente”, explicou a RFID Brasil.

A solução será implantada na unidade hospitalar e a empresa terá seis meses para realizar os planos de teste e apresentar os resultados.

Outra startup que iniciará o plano de testes no HESVV será a Medbolso, com o desafio: “Como gerir plantões e escalas priorizando, na oferta de plantões extras, os profissionais mais bem ranqueados?”.

A startup será responsável por estabelecer uma plataforma que permitirá a montagem das escalas de forma sustentável e transparente, facilitando o acesso dos profissionais envolvidos e otimizando o trabalho do setor local responsável, que será treinado para tal. A interface com os profissionais plantonistas é realizada por intermédio de dispositivos móveis e base web e gráfica, com geração de relatórios e calendários customizáveis.

A iniciativa é liderada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O programa Pitch Gov.ES, do Governo do Estado, foi idealizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes).

O coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias em Saúde do ICEPi, Murillo Birchler Xavier, reforça a importância dessa aproximação do Governo do Estado com startups.

“Estamos desenvolvendo planos de implantação com as startups vencedoras do Pitch Gov.ES e temos a chance de buscar soluções tecnológicas inovadoras para desafios do sistema de saúde pública, com a oportunidade de melhorar a qualidade do atendimento para milhões de capixabas”, disse.

Por Gabriel Torobay e Mayra Scarpi


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *