Linhares recebe neste sábado (23) primeira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana com 350 competidores

Foto: Ramiro Helmer

As águas da Lagoa Nova, em Linhares, serão tomadas por centenas de canoas havaianas neste sábado, dia 23 de outubro, quando será disputada a primeira etapa do Campeonato Estadual da modalidade, a partir das 7 horas. Com recorde de inscritos o evento terá largada na Cabana Serafim.

O aumento no número de interessados foi registrado por um dos organizadores do evento, Ramiro Helmer, que estima 350 competidores de várias cidades do Espírito Santo remando nesta etapa, um recorde no Estado. Segundo ele, este foi o maior número de inscritos numa etapa estadual.

“Até hoje nunca registramos um número de inscritos numa etapa estadual como este. Por sorte, tivemos uma boa adesão dos atletas capixabas nesta retomada dos eventos oficiais, conseguindo reunir 350 competidores de todas as idades. Estamos preparados para receber este grande evento na Lagoa Nova, onde o público poderá acompanhar de perto todas as baterias e prestigiar as premiações dos ganhadores ao longo da competição”, afirmou Ramiro.

A competição será disputada na categoria Sprint, com distâncias de 500m, 1000m e 1500m, em canoas OC6, V1, OC1, OC2, V3 e V12. Entre as categorias em disputa estão: masculino, feminino, mista, amador, júnior 19, open, master 40+, master 50+ e master 60+. Haverá premiação em medalha para os três primeiros colocados de cada categoria.

O atleta linharense, Rafael Prata Fregona, de 31 anos, que vai brigar pelo título da categoria OC6 Open Masculino, destacou os benefícios a competição vai trazer para os participantes. “Estou muito feliz com a oportunidade de participar de uma competição deste nível num lugar espetacular que é a Lagoa Nova. É uma competição que nos ajuda a adquirir novas experiências no esporte, seja no trabalho em equipe, superando seus próprios limites ou apenas pela satisfação de ter participado e dado o seu melhor”, disse o atleta.

“Só pela quantidade de atletas inscritos, o evento tem tudo para ser um grande sucesso. Além de oportunizar nossos atletas locais a se destacarem na modalidade, a competição também será de extrema importância para divulgar nossas belezas naturais e fomentar o turismo na cidade do verde e das águas”, reforçou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.

O evento é realizado pela Federação de Va’a do Espírito Santo, em parceria com Clube Botocudos Va’a, e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *