Distribuição de absorventes repercute na sessão do Poder Legislativo do Espírito Santo

Para Favatto, autor de proposta, o mais importante é a implantação da medida no ensino estadual | Foto: Lucas S. Costa

Programa do Executivo foi lançado após matéria de autoria parlamentar ter sido aprovada na Ales e vetada pelo governador

O Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo repercutiu a regulamentação da distribuição de absorventes para alunas da rede pública estadual de ensino. Embora o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos seja uma política do Executivo, o tema foi pauta do Legislativo por causa do Projeto de Lei (PL) 165/2021, que tramitou na Casa e é de autoria do deputado Dr. Rafael Favatto (Patri). A matéria foi aprovada na Casa, mas vetada pelo governo do Estado.

Para Favatto, o mais importante é o resultado da discussão, independente da iniciativa da matéria. “O governador nos deu um presente ao regulamentar a distribuição de absorventes para as meninas que não têm condições de comprar esse item de higiene, um item básico de dignidade”, disse o parlamentar.

O PL 165/2021 foi aprovado na Casa no mês de agosto e vetado pelo governo do Estado, que entendeu que a matéria era inconstitucional por gerar despesas para os cofres públicos. Na análise do veto, Favatto adiantou que havia conversado com o governo e que o Executivo atenderia à demanda por meio de um programa específico para a rede estadual de ensino.

O programa de distribuição dos absorventes é voltado para alunas do ensino fundamental e médio com mais de 10 anos e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com o governo, mais de 50 mil estudantes serão beneficiadas. Ainda sobre o tema, Favatto destacou a importância do acesso aos absorventes para a saúde das capixabas.

“Sou ginecologista e o uso de um material inadequado durante o ciclo menstrual pode comprometer a saúde das meninas. É uma questão de dignidade e saúde pública”, finalizou.

O presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), também falou sobre o tema. “Nós aprovamos esse projeto na Casa e ele foi vetado pelo governador. Mantivemos o veto diante da perspectiva dessa medida por meio de um programa específico. O programa apenas demonstra a importância dessa medida para as meninas, sobretudo, as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social”, afirmou.

O tema ganhou também destaque na agenda nacional, quando o governo federal vetou projeto aprovado pelo Congresso Nacional que previa a distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua.

Por Gabriela Zorzal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *