Novo Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica será em Cariacica

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, nesta segunda-feira (25), firmou acordo entre o Estado e o Município de Cariacica para doação de terreno para construção do futuro Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Espírito Santo. A área cedida, de cerca de 8.500 metros quadrados, fica às margens da BR-262, ao lado da sede da Prefeitura Municipal, no bairro Alto Lage. A construção da sede integrada de Perícias está prevista para ser iniciada em 2022.

A ação de estruturação e fortalecimento do sistema de Segurança Pública faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 

A nova sede deverá adotar soluções para uma edificação inteligente, além de critérios de sustentabilidade e atender a todas as normas de acessibilidade. A empresa que irá elaborar o projeto já está contratada. Em um mesmo edifício serão integrados todos os serviços e seções dos Departamentos que compõem a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), sendo eles: Criminalística, Medicina Legal, Identificação e Laboratórios Forenses.

“Esse Centro vai trazer muito mais dignidade para as pessoas que procuram as atividades da polícia técnico-científica em seu momento de angústia, bem como tranquilidade para os profissionais que exercerão, também com mais dignidade, suas atividades dentro desse Centro. É um momento de reconstrução da Segurança Pública”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, completou: “A Polícia Civil agradece imensamente a possibilidade de termos um Centro de Polícia Técnico-Científica dentro das diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Estamos também trabalhando em inovações e realizando investimentos preparatórios para a chegada desse Centro, com investimentos na ordem de R$ 17 milhões em aparelhagem para a Polícia Técnico-Científica”, reforçou.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a importância do Centro no contexto das estratégias do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com o qual o Governo vem fazendo uma série de investimentos em Segurança Pública, em relação à novas tecnologias, recomposição de recursos humanos, infraestrutura e melhoria de condições de trabalho das forças policiais. 

“Já contratamos o banco biométrico de identificação civil e criminal, além disso estamos avançando também no banco de perfis balísticos, com aquisição do microcomparador balístico, em parceria com o Ministério da Justiça. Além disso, 76 novos peritos criminais foram incorporados ao efetivo. Nosso Centro Integrado de Polícia Técnico e Científica será o mais moderno do Brasil. Um projeto construído com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 56 milhões”, explicou Duboc, que atua também como secretário-executivo do Programa Estado Presente.

Por Victor Muniz


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *