Procon de Linhares orienta consumidores para as compras do Dia de Finados

Com relação às flores e as velas, a orientação é que sejam adquiridas com antecedência | Foto: Divulgação

O Procon de Linhares, região norte do Espírito Santo, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, orienta sobre a compra dos produtos para o Dia de Finados, celebrado na próxima terça-feira, dia 2 de novembro. Velas e as flores são os mais comercializados neste período, bem como produtos funerários.

Com relação às flores e as velas, a orientação é que sejam adquiridas com antecedência. Outra dica importante, segundo o órgão, é ficar atento aos estabelecimentos, porque além das floriculturas existentes na cidade, inúmeros vendedores informais instalam bancas em pontos estratégicos como praças e terrenos baldios, principalmente no entorno dos cemitérios, oferecendo variedades de flores e velas com preços diferenciados.

Quanto aos serviços funerários, é importante verificar sobre possíveis seguros embutidos nos contratos e a existência de um período de carência que pode afetar a utilização e incluir até o pagamento de taxas extras.

Além disso, o consumidor deve ficar atento com os serviços prestados pelas funerárias como: velório, traslados do corpo, sepultamentos ou cremações, tanatopraxias, paramentações e ornamentações, venda de caixões, coroa de flores, entre outros.

“O consumidor não deve comprar por impulso no primeiro estabelecimento que encontrar o produto. A pesquisa de preços é importante para evitar gastos desnecessários, porque o valor de alguns produtos pode aumentar devido à grande procura. De preferência, o consumidor deve comprar flores, coroas de flores e velas com antecedência ao Dia de Finados”, orientou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.

Orientações

Pesquise os valores dos produtos mais procurados, como velas e flores;

Verifique se as cláusulas de serviços funerários ou planos de assistência funerária estão claras para não ser prejudicado com cláusulas abusivas.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *