Odontologia capixaba recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Homenagem foi iniciativa da deputada Janete de Sá | Foto: Ellen Campanharo

Desafios enfrentados pela categoria profissional e entrega de comenda marcaram solene que celebrou o Dia do Dentista

O Dia do Dentista foi comemorado na noite desta segunda-feira (25), com uma sessão solene no Plenário Dirceu Cardoso.  Dentistas que se destacam nas mais diversas áreas foram homenageados. O momento também foi marcado por reflexões sobre a saúde bucal no Brasil e os desafios profissionais enfrentados pela categoria. 

A comemoração acontece no dia 25 de outubro porque foi nessa data, no ano de 1884, que foram criados os primeiros cursos de graduação de Odontologia do país, sendo as primeiras faculdades instaladas no Rio de Janeiro e na Bahia. Quase 140 anos depois, dentre os problemas enfrentados pela categoria, a presidente do Sindicato dos Odontologistas do Espírito Santo, Rossana Bezerra de Rezende, destacou que a formação ainda é um dos maiores desafios. 

“Os maiores problemas são coletivos e não individuais. Temos ainda uma formação tecnicista e incompatível com a realidade do mercado. Sem contar com o excesso de cursos em um mercado saturado”, afirmou Rossana Rezende. Segundo ela, um conjunto de situações complexas cria um ambiente propício à desvalorização profissional: “O setor público representa apenas 30% do serviço odontológico da população. Então, não existe saída que não passe pela ampliação do trabalho do dentista no SUS”, destacou. 

A presidente do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, Luzimar Gomes, enfatizou a importância do dentista no ambiente hospitalar. “Vários estados já aprovaram leis que tornaram obrigatória a presença do profissional nas unidades de terapia intensiva. Já tem pesquisa que essa mão de obra gera melhoria substancial na condição geral desses pacientes, diminuindo o tempo de internação e o número de óbitos, além da otimização de recursos públicos. E é por esse motivo que pedimos a aprovação do PL 883/2019, que está em tramitação na Câmara dos Deputados”, reivindicou.

Reconhecimento 

A proponente da solenidade, deputada Janete de Sá (PMN), comemorou mais uma oportunidade de homenagear  uma categoria que, segundo ela, tem conhecimentos para ampliar as áreas de atuação na saúde. “Eu defendo que quem entende melhor de cabeça e pescoço é a odontologia. Ela é a maior entendedora de músculos, enervações, artérias e veias; por isso, pode atuar muito além do que já faz hoje”, disse. 

A deputada lamentou que uma parte muito pequena da população consiga acessar os serviços odontológicos. “É um descaso com a população e com vocês (dentistas) a precariedade de recursos para a odontologia na atenção básica. Culpo, principalmente, o governo federal por termos um país de desdentados das classes mais pobres. Realidade que precisa ser modificada porque a saúde começa pela boca”, ressaltou a deputada, que também destacou a necessidade de concursos nas prefeituras.

Homenagens

Janete entregou a  31 homenageados a Comenda Dr. Gilton Coutinho Barros. A honraria foi criada pela Resolução 2.685/2009, por iniciativa da própria deputada, em reconhecimento a profissionais pelos serviços prestados à sociedade na prevenção e manutenção da saúde bucal.
“Gilton Coutinho Barros atuou por 40 anos no ramo da odontologia. Compromissado com a profissão, manteve destacada vida acadêmica, na qual atuou como professor e diretor do Departamento de Odontologia da Ufes. Coordenou o Laboratório de Anatomia da Faesa até a sua morte, em 2004”, explicou Janete.

Homenageados

  1. Antônio Venturin Zardo
  2. Bianca Ribeiro Ceotto
  3. Camila Lopes Gonçalves
  4. Cínthia Fonseca Pozzi Ottoni
  5. Cristiani Sandrelli Ferreira Pacheco de Oliveira
  6. Dalton José Sousa Costa
  7. Elaine Pereira Duailibi
  8. Elza Maria Brum Leite
  9. Fabrício Gama Torezani
  10. Fellipe Bonisem Torres
  11. Gabriela Mayrink Gonçalves
  12. Hudson Hanna
  13. Iza Maria de Vita Maciel
  14. João Bosco Collodetti
  15. Juliana Ferreira de Souza Rubert Rodrigues
  16. Livingston Rocha
  17. Liziane Buss Woelffel
  18. Luciene de Oliveira Martins
  19. Marcos Antônio Canal
  20. Marlei Bonella Zorzal
  21. Nathália Silveira Finck
  22. Patrick Arcangelo Pertel
  23. Paula Sampaio de Mello
  24. Rodrigo Curty Pires
  25. Rogéria Rangel Zanon
  26. Rosângela Loureiro Dalapicula
  27. Sérgio Augusto Lima Soares
  28. Sperandio Del Caro Neto
  29. Thais Rodrigues Alves
  30. Vinícius Borges Teixeira Magalhães
  31. Ferraz Drumond Baião

Mesa

Acompanharam a deputada Janete de Sá na mesa o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, Luzimar Gomes de Oliveira Pinheiro; a Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Espírito Santo´, Rossana Bezerra de Rezende; a presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/ES), Tereza Jacy; a ex-presidente do CRO e da ABO Adão Rosalém; a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; e o médico e ex-deputado Nilton Baiano.

Por Patrícia Bravin


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *