Websérie ‘Com a Palavra’ divulga literatura do Espírito Santo por meio do Audiovisual na TVE

O projeto surgiu com a proposta de incentivar a leitura | Foto: Divulgação/Secult/ES

A produção literária no Espírito Santo, de modo geral, nunca foi tão potente quanto nos últimos anos. Isso se deve tanto às políticas públicas de incentivo à leitura realizadas por meio de editais quanto à potencialização de processos de produção a partir de autoras, autores e editoras independentes que atuam na cena capixaba. Entretanto, a difusão e a distribuição de livros ainda continua sendo um desafio significativo para esses agentes culturais que produzem literatura no Estado.

Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre os dias 23 e 29 de outubro, a websérie Com a Palavra ganhará a TV Aberta. Na próxima quarta-feira (27), às 22h30, o primeiro episódio da produção será exibido na TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES). Os outros quatro episódios irão ao ar nos dias 03, 10, 17 e 24 de novembro, sempre no mesmo horário, sendo reprisados aos sábados, às 10 horas.

Idealizado por Lilian Menenguci e dirigido por Leonardo Vais, o projeto surgiu com a proposta de incentivar a leitura e estimular a aproximação do público com autoras e autores que produzem literatura no Espírito Santo. “A websérie pretende evidenciar a palavra, o livro, a leitura, a literatura, bem como as criadoras e os criadores de textos, como uma das personagens principais no processo de formação humana e cultural. Além disso, busca disseminar a cultura da acessibilidade”, disse Lilian Menenguci.

Em cinco episódios, cada programa tem um tempo médio de 11 minutos e com acessibilidade comunicacional em Libras. O conteúdo também está disponível no canal Com a palavra do Youtube e no site comapalavra.vix.br

 Autoras e Autores

A escolha dos entrevistados considerou a diversidade de gêneros produzidos, os processos criativos e as diferentes trajetórias de cada um dos escritores e escritoras participantes. Entre elas e eles, estão: o mais recente imortal da Academia Espírito-santense de Letras, Francisco Grijó, que é professor e escritor, com experiência de mais de 30 anos na literatura; Brunella Brunello, jornalista e escritora, que traz uma literatura construída a partir do olhar da mulher acerca da pluralidade social e das questões que marcam o cotidiano; Edson Nascimento, ator e escritor, com uma proposta autobiográfica, que se apropria do lúdico do universo infantil para sua obra; Janio Silva, produtor cultural e escritor, com uma proposta de literatura que dialoga com referências musicais e aproxima a poesia do Rap; e Lilian Menenguci, professora e escritora, que assume a brincadeira como elemento da sua produção tanto na literatura infantil e juvenil quanto na poesia.

Edital

O projeto Com a Palavra foi realizado com Recursos do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), por meio do Edital de Seleção de Projetos Culturais de Incentivo à Leitura nº 006/2017, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, produção executiva da Molaa e realização do Coletivo Confere com o Original.

A websérie foi produzida ao longo de 2018 e lançada em 2019.

Equipe Técnica
Fernanda Bellumat | Direção de Arte
Julio Cesar Delpupo | Gestão Cultural
Leonardo Vais | Direção e Assessoria de Comunicação
Lilian Menenguci | Idealização e Direção de Produção
Matheus Noronha | Fotografia
Molaa | Produção Executiva
Natalia Dornelas | Montagem
Priscila Muzy | Tradutora e Intérprete de Libras (Português)
Coletivo Confere com o Original | Realização

Por Aline Dias, Danilo Ferraz e Erika Piskac


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *