Linhares ocupa 1º lugar no ranking do Índice Firjan no Espírito Santo e 40º. no Brasil

Prefeito de Linhares Guerino Zanon | Foto: Felipe Reis

Dos 5.239 municípios brasileiros avaliados, Linhares, na região norte do Espírito Santo, obteve o primeiro lugar em todo o Espírito Santo e o 40º em todo o Brasil na avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na última quinta-feira (21).

Com uma pontuação variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município, Linhares recebeu nota 0,9591, ficando no grupo seleto de 11,7% do total de municípios brasileiros que ultrapassaram a marca de 0,9 pontos e considerados gestão de excelência para a Firjan. No Espírito Santo, apenas cinco cidades conquistaram essa pontuação.

Em relação ao ano de 2018, por exemplo, Linhares subiu 17 posições no ranking capixaba, saindo do 18º lugar para o topo do ranking e saltou 91 posições no ranking nacional, saindo da 131° posição para alcançar a 40º. posição em todo o Brasil.

Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.239 municípios, onde vivem 94,4% da população brasileira. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras e disponibilizados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

“A gestão eficiente e de excelência é de extrema importância para que o Município possa manter e ampliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, que hoje são exemplos para todo o Espírito Santo. Linhares consegue harmonizar desenvolvimento econômico e inclusão social com boas práticas da gestão pública, controle das contas, investimentos e transparência dos gastos públicos”, avalia o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O levantamento mostra que as contas do município linharense apresentam níveis de excelência em autonomia, gestão fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, que no ranking geral a colocaram entre as 40 cidades brasileiras mais bem avaliadas pela Firjan.

No cenário nacional, o estudo acende um alerta na gestão dos recursos públicos e deixa claro que Linhares não só driblou os prejuízos mais graves da crise sanitária, em decorrência da pandemia, e a econômica, como também se fortaleceu do ponto de vista institucional, para garantir as melhorias necessárias à população.

“Linhares se destaca entre as melhores cidades do Brasil graças aos investimentos na saúde e na educação e ao apoio da administração municipal aos outros setores que impulsionam a economia da cidade, além de escolas e hospitais bem equipados, ruas pavimentadas, saneamento, iluminação pública, entre outros”, ressaltou o prefeito Guerino Zanon.

No Espírito Santo, os cinco primeiros do ranking Firjan que apresentaram alto desenvolvimento (acima de 0,9%) são: Linhares (0,9591); Cariacica (0.9389), São Domingos do Norte (0.9283), Serra (0.9178) e Guarapari (0.9022).

Índice Firjan

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado em 2008 para monitorar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros e analisa três vertentes fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda. O que é analisado em cada quesito:

Emprego & Renda

Geração de emprego formal, absorção da mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade.

Educação: matrículas na educação infantil e no ensino fundamental o abandono, distorção idade série, docentes com ensino superior, média de horas-aula diárias e resultado do IDEB.

Saúde

Número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e internação sensível à atenção básica (ISAB).

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *