Deputado propõe Rota do Vale do Segredo no sul do Espírito Santo

Local entre Cachoeiro e Vargem Alta é bom para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura | Foto: Site Prefeitura de Vargem Alta

O deputado Pastor Marcos Mansur (PSDB) é autor do Projeto de Lei 589/2021, que prevê uma nova rota turística no sul do Estado. A proposta, que inclui comunidades rurais dos municípios de Vargem Alta e Cachoeiro, foi batizada como Rota do Vale do Segredo. 

No caminho entre Cachoeiro e Vargem Alta, os caprichos da natureza estão presentes numa cadeia montanhosa imponente com picos, vales, cachoeiras e matas. Além dos atrativos naturais, ideais para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura, a região é rica em plantações de café, banana e hortaliças. 

A piscicultura também está presente, assim como a agroindústria que produz  mariola e outros doces caseiros, linguiças e queijarias.“Porém tudo isso ainda é pouco explorado e a presente proposição visa proporcionar o progresso da região em vários eixos”, explica o autor da matéria.

Mansur explica que a rota precisa ser incorporada aos programas de turismo do estado para que o potencial da região tenha mais visibilidade. Outro eixo de trabalho, apontado na justificativa do projeto de lei, é o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento dos produtos artesanais, culturais e gastronômicos.

O autor aponta que a criação da Rota do Vale do Segredo também deve contemplar esforços para educação ambiental. “Para assim, preservar as áreas naturais desta região, que promete ser um polo para o desenvolvimento regional”, destaca.

Em Cachoeiro de Itapemirim as comunidades abrangidas pelo projeto são Urtiga, Gruta e Alto Gruta. Já no município de Vargem Alta fará parte da rota a localidade de Belém. O PL 589/2021 segue para pareceres das comissões de Justiça, Turismo e Finanças.

Por Patrícia Bravin


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *