Festival de Jazz do Capão promove quatro workshops gratuitos com transmissão pelo YouTube

Nos dias 9 e 10 de novembro, o Festival de Jazz do Capão (FJC) oferece quatro workshops ao vivo, com transmissão pelo canal do evento no YouTube. Para participar é preciso se inscrever no canal e ativar as notificações para receber os alertas.

A programação do FJC é formada por três dias com shows, homenagens e participações afetivas. Os shows gratuitos serão transmitidos de 12 a 14 de novembro, às 20h, no canal do FJC no YouTube e, pela primeira vez, terá transmissão da TVE, emissora pública da Bahia, para mais de 10 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade.

Foto: Divulgação

No dia 9 de novembro (terça-feira), das 14h às 16h, será realizada a ‘Oficina de Prática de conjunto, improvisação e ritmos brasileiros com Ivan Sacerdote e Felipe Guedes’; e, das 16h30 às 18h30, o workshop de ‘Percepção, Improvisação, Composição’, com Lea Freire (Quartinas). “A ideia do workshop é conversar sobre percepção, composição, improvisação, medos e preconceitos, projeto de carreira, aspiração entre outros assuntos, o público pode ficar à vontade para fazer questionamentos”, afirma Lea Freire.

No dia 10 de novembro (quarta-feira), das 14h às 16h, será a vez do workshop ‘A Liberdade no Piano e Voz”, com Salomão Soares e Vanessa Moreno; e, das 16h30 às 18h30, o workshop ‘Composições do disco Bacia do Cobre’ com Marcelo Galter.

A proposta do workshop com Marcelo Galter é um bate-papo sobre seu primeiro álbum, ‘Bacia do Cobre’, lançado em 2021 pela gravadora Rocinante, e seu processo criativo. “Um bate-papo sobre como surgiu o desejo de compor músicas para uma formação ‘incomum’ no universo da música instrumental, que substitui a bateria do trio clássico de jazz por duas percussões. A ideia é abrir para o público desafios e inspirações para compor músicas para piano em conexão com esta formação, tomando como base os estilos desses dois instrumentistas (Luizinho do Jeje e Reinaldo Boaventura), e do contrabaixo de LdsonGalter, que trazem essas referências da cultura musical afro-baiana”, destaca Galter. Em um formato de conversa e demonstrações musicais, Marcelo Galter convidará LdsonGalter para apresentarem em duo um pouco desse universo musical e criativo ao público.

Pela quinta vez, desde 2015, o projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado. O recurso é viabilizado por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura (Secult). O evento inclui ainda o patrocínio cultural da Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation. A realização é da Cambuí Produções.

“Vale destacar a parceria com o Governo da Bahia, através do Edital de Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura, garantindo a continuidade do Festival de Jazz na edição deste ano e já do ano que vem, em 2022. Essa parceria este ano amplia ainda mais com a transmissão da TVE, emissora pública vinculada ao Governo do Estado. Em tempos tão difíceis para a cultura nacional, ter a Bahia como uma ilha cultural é muito importante para a produção local”, ressalta o produtor executivo do Festival de Jazz do Capão, Tiago Tao.

Da Redação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *