Melhor comunicação, tecnologia e inteligência modernizam semáforos em Vitória

A Central Semafórica de Vitória, capital do Espírito Santo, foi modernizada e seu funcionamento trouxe inúmeras vantagens, que podem ser observadas com a diminuição de retenções no trânsito. Houve melhoria no sincronismo e no controle e monitoramento dos semáforos, que passaram a ser feitos em nuvem, um espaço virtual que agrega serviços, armazena dados e tem flexibilidade de recursos.

Ao contrário de acessar arquivos e dados de um único local ou de depender de computadores específicos, o acesso passou a ser on-line, por meio de dispositivos com acesso à internet. As informações estão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, o que traz mais agilidade e rapidez nas respostas.

Foram instalados 195 novos módulos 4G, que facilitam a comunicação dos controladores, localizados nos principais corredores da capital, com a central semafórica do órgão. Com o armazenamento das informações feito em nuvem, nos momentos de instabilidades ou queda de tensão não há prejuízo ao funcionamento dos equipamentos.

Vias importantes e com grande movimentação, como as avenidas Dante Michelini, Fernando Ferrari, Vitória, Serafim Derenze, Marechal Mascarenhas de Moraes, Maruípe, Adalberto Simão Nader e Rio Branco receberam novos equipamentos e a comunicação com o restante da cidade avançou.

Avanço

Mais uma etapa do processo de modernização do parque semafórico de Vitória, iniciado no início do ano, vem sendo cumprida. Todos os corredores foram modernizados e, agora, a prefeitura já prepara o sistema para receber a tecnologia 5G.

“Com essa tecnologia poderemos obter imagens nos cruzamentos em tempo real, fazer a leitura imediata do fluxo nas vias e, desta forma, preparar a programação com Inteligência Artificial, que está em fase de implantação. Num futuro próximo, carros vão poder se comunicar com os semáforos e ajudar computadores, instalados em vários lugares, a controlar até mesmo o tempo e as cores”, adiantou o titular da pasta, Alex Mariano.

Inovação

“Foi tempo demais sem melhorias, mesmo com toda tecnologia existente. E agora, em menos de um ano, o progresso é visível. Estamos inovando com a utilização de novos recursos, uso da nuvem, migração da forma de comunicação entre os equipamentos e uso de cabeamento metálico, o que também prevenirá furtos”, destacou o gestor.

De acordo com o gestor, essa é uma transformação que vai impactar diretamente a melhora da mobilidade, refletindo na percepção dos motoristas. “Reformamos os semáforos, pois alguns estavam até enferrujados, mudamos as conexões e colocamos o tempo regressivo em outros, ajudando os motoristas. Evamos modernizar os 235 cruzamentos semafóricos de Vitória. São trocas de controladores, instalação de nobreak, comunicação com a central semafórica, aterramento dos fios e reforma dos semáforos”, comemorou Mariano.

O sistema encontrado no início do ano era arcaico e não era atualizado há cerca de 20 anos, características que comprometem seu adequado funcionamento, com falhas de comunicação entre os equipamentos e falta de sincronia, o que provocava muitas reclamações.

Por Fabrício Faustini


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *