“Energia renovável não deve ser só uma bandeira, mas um tema que requer ações pragmáticas”

Frase é da presidente da Findes, Cris Samorini, que participou da abertura da Oil, Gas and Energy Week, evento organizado pelo Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia  

O setor energético tem passado por profundas transformações em todo o mundo e caminha para dar cada vez mais protagonismo a fontes renováveis, como a eólica, a solar, a biomassa e o hidrogênio verde.  

No Espírito Santo, as perspectivas vão na mesma direção. Ainda que o Estado tenha uma importante participação da indústria de petróleo e gás na sua economia, iniciativas que estimulam a transição energética começam a ganhar força entre o setor público e privado.   

Esse cenário foi um dos destaques do primeiro dia da Oil, Gas and Energy Week, evento organizado pela Findes por meio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, que aconteceu nesta terça-feira (09), em Vitória.   

Na abertura, a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Cris Samorini, frisou que falar sobre o segmento energético e sobre a adoção de fontes renováveis é falar sobre oportunidades para o setor produtivo e para toda a sociedade.   

Cris Samorini, presidente da Findes

Ela lembrou, inclusive, que essa visão está muito alinhada à agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), que traz diretrizes essenciais para o desenvolvimento e o crescimento sustentável.   

“Este é um tema que praticamente será obrigatório na pauta das organizações e dos governos que desejam estar conectados com as melhores práticas mundiais. E, aqui no Estado, esse movimento já começou a ser adotado por grandes empresas. Mas o que devemos entender é que a energia renovável não deve ser só uma bandeira, mas um tema que requer ações pragmáticas”, defendeu Cris.   

O governador Renato Casagrande, que também esteve presente no evento, reforçou o coro sobre a importância da discussão da matriz energética e das iniciativas que precisam ser adotadas para reduzir os efeitos climáticos.   

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

Ele, que acabou de voltar da Escócia, onde participou da 26ª Conferência do Clima (COP-26), lembrou que o Espírito Santo vai construir um plano para reduzir as emissões de carbono até 2050.   

“O petróleo para nós é muito importante, o gás é uma transição que temos, mas é preciso focar em energia renovável. Temos que saber fazer a migração. Nós assumimos o compromisso para chegar à neutralidade de carbono em 2050 e, desde já, vamos estruturar esse plano. Este é um debate fundamental para nós, e não é um debate apenas ambiental, mas também econômico.”  

Durante seu discurso na Oil, Gas and Energy Week, o secretário de Inovação e Desenvolvimento do Estado, Tyago Hoffmann, citou o Gerar, programa do governo capixaba voltado para o estímulo à geração de energia limpa.   

“No programa, temos previstos, entre outros pontos, incentivos fiscais que zeram o ICMS para a produção de até 5 megas na microgeração de energia solar fotovoltaica, além do estímulo à pesquisa e às atividades acadêmicas relacionadas a fontes renováveis.”

O secretário anunciou que o governo deverá lançar em breve a parceria público-privada (PPP) das miniusinas de energia solar para atender os prédios públicos. “Nosso objetivo é tornar o ES o primeiro estado brasileiro com 100% da sua energia consumida a partir de fontes renováveis. A partir dessa PPP queremos nos transformar no principal modelo para o Brasil.”  

Programação  

No primeiro dia de programação, a Oil, Gas and Energy Week contou com a participação de importantes nomes do setor energético capixaba e nacional.   

Nos painéis foram debatidos temas como a agenda ESG, a diversificação da matriz energética, o cenário de petróleo e gás do ES e os projetos da Equinor para o Estado e para o Brasil.   

O evento está disponível no Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=zbQ1Kd2Hsqw  

Nesta quarta-feira (10), estão previstos painéis sobre: mercado de gás, oportunidades de descomissionamento de plataformas e projetos da Petrobras para o Espírito Santo. As apresentações podem ser acompanhadas pelo link https://youtu.be/p-RyflL2tjk

Por Beatriz Seixas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *