Lojistas são orientados sobre a importância da afixação de preços nos produtos em Linhares

O encontro aconteceu no auditório da CDL | Fotos: Felipe Tozatto/PML/ES

O Procon de Linhares, região norte do Espírito Santo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, realizou nesta terça-feira (9), um encontro com comerciantes do município para orientá-los sobre às normas e defesa do consumidor, especificamente àquelas voltadas para a disposição de preços de produtos nos Pontos de Vendas (PDVs) e na internet. O encontro aconteceu no auditório da CDL, no bairro Colina, e foi conduzido pelo diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza. 

Na oportunidade, os comerciantes foram orientados acerca do procedimento administrativo adotado pelo órgão na apuração de condutas infrativas e a sequência de atos relativos à aplicação de penalidade, julgamento de recursos, entre outros.

De acordo com Geraldo Roza, muitas vezes o consumidor entra nas lojas ou realizam pesquisas nos sites de venda na internet e fica totalmente perdido por não saber o preço das mercadorias. Segundo ele, essa prática fere o Código de Defesa do Consumidor.

“Por isso, é um direito do consumidor ao entrar no estabelecimento identificar qual é o preço que o comerciante está cobrando em seus produtos. O mesmo deve acontecer com os produtos que são vendidos na internet. Pensando nisso, o Procon e a CDL decidiram realizar este encontro com os comerciantes da cidade, com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância de respeitar as leis impostas no Código de Defesa do Consumidor”, explicou o diretor.

Geraldo Roza ainda reforça que é muito importante que os fornecedores de produtos e serviços fiquem atentos a legislação que versa sobre as condutas a serem observadas na relação de consumo. “Dessa forma, é possível evitar problemas ao consumidor e sanções a serem aplicadas pelo órgão”, finalizou.

A gerente de vendas da loja Taquetti Variedades, Erlen Carvalho, participou do evento e destacou a importância da parceria entre o Procon e a CDL com o comércio linharense. “A iniciativa é fundamental para nos atualizar sobre como proceder com eficiência para evitar conflitos e transmitir com clareza as informações para os nossos clientes”, destacou.

“Foi um encontro muito proveitoso e esclarecedor. Os lojistas de Linhares puderam tirar todas as dúvidas do dia-a-dia, sobre várias questões e principalmente sobre a precificação dos produtos. Essa parceria que temos com o Procon e os comerciantes também é muito significativo para o setor”, frisou a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), Florizes Zardo Salvador.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *