Programação do Novembro Negro conta com lives, rodas de conversa e premiação

Programação sujeita a alteração

Buscando promover o enfrentamento ao racismo, à desigualdade e à violência contra a população negra, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), preparou uma agenda especial para o Mês da Consciência Negra, também conhecido como Novembro Negro. A programação começa, nesta quinta-feira (11), com lives, rodas de conversa, entrega da premiação do Edital Inova Afro, além da tradicional cerimônia de transferência da capital do Estado para a cidade de São Mateus, na região norte do estado, no dia 20 de novembro.

A programação foi organizada pela Gerência de Política de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, com o apoio de municípios. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou que é importante promover ações que tragam visibilidade às questões que envolvem os direitos da população negra.

Nara Borgo | Foto: Arquivo/SEDH/ES

“É necessário que tenhamos um calendário de atividades no mês da Consciência Negra, para que possamos discutir amplamente sobre direitos, cultura, história e tradições desta população. Precisamos falar de racismo e avançarmos na construção de uma sociedade antirracista e igualitária”, pontuou Nara Borgo.

Um dos destaques da programação será a solenidade de entrega dos prêmios do Edital Inova Afro – I Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Igualdade Racial do Estado do Espírito Santo – Edição 2021, que será no dia 19 de novembro, no Palácio Anchieta.

O edital tem como objetivos apoiar, visibilizar, fortalecer e premiar boas práticas de promoção da igualdade racial, especificamente projetos na área de afroempreendedorismo, além de incentivar a discussão sobre inclusão e a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra no mundo do trabalho. Também visa a fortalecer as ações de garantia de direitos humanos, especialmente no que se refere à temática Promoção da Igualdade Racial, assegurando a cidadania plena. Ao todo, foram selecionados oito projetos.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia Conceição de Oliveira, explicou que o Mês da Consciência Negra é uma época que evidencia a luta do povo negro e que, por isso, merece ser lembrado e celebrado.

“O Mês da Consciência Negra reverencia a resistência do líder Zumbi dos Palmares, resistência essa que a população negra mantém até os dias de hoje, ao ocupar os espaços de liderança e gestão, em especial as mulheres negras. A Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Espírito Santo entende, enquanto organismo institucional e equipamento de articulação entre a sociedade civil organizada e governo, a importância de criar, valorizar e potencializar as atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra”, disse Edineia de Oliveira.

Por Juliana Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *