Escolas de Dores do Rio Preto monitoram chuvas no município

As unidades escolares de Dores do Rio Preto, na região sul do Espírito Santo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada no distrito de Pedra Menina; e a EEEFM São José, na região do Caparaó capixaba, estão desenvolvendo atividades conjuntas de monitoramento das chuvas, temperatura, amplitude térmica e umidade relativa do ar.

Como parte do conteúdo das disciplinas de Geografia e Matemática, os professores, Luiz Henrique Vieira, Mariana Vilhena, Marcelo Souza, Calvet Ramos Elias e Noêmia Divina, realizam, mensalmente, atividades como: oficinas; climogramas; debates de vídeos exibidos; analise de previsão do tempo; e discussão de diversos elementos relacionados a climatologia, mudanças climáticas, meteorologia, uso e ocupação do solo, entre outros.

O monitoramento da pluviosidade (precipitação) e temperatura são realizados diariamente pelos estudantes e/ou pelos professores. No final de cada mês, são produzidos climogramas em ambas as unidades escolares.

O professor Luiz Henrique Vieira explicou que os valores monitorados entre os meses de maio a outubro de 2021, foram notórias as diferenças pluviométricas das localidades, e que a temperatura não tem tanta oscilação. “Esse fato chamou muita atenção de todos, lembrando que vários fatores e condicionantes explicam tal dicotomia como, por exemplo, a altitude e a presença do Parque Nacional do Caparaó, que tem boa parte de seu território dentro do município, estando a Escola São José, nas suas proximidades. Na sede, a estação está a 796 metros de altitude em relação ao nível do mar e, em Pedra Menina, aproximadamente 997 metros”, explicou o professor.

Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *