Linhares realiza diversas ações da Campanha Novembro Azul até o final do mês

O objetivo é alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde | Foto: Felipe Tozatto

Até o dia 30 de novembro, as Unidades de Saúde de Linhares, região norte do Espírito Santo, realizam diversas ações para abraçar a Campanha Novembro Azul. O objetivo é alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

Serão oferecidos os seguintes serviços: palestras; aferição de pressão arterial; glicemia capilar; testagens rápidas para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Sífilis, hepatites B e C; solicitação de PSA na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde; e atendimento odontológico em determinadas Unidades de Saúde.

A proposta é ofertar ações de saúde inclusivas em que os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados.

“Buscamos fortalecer a assistência básica no cuidado, facilitando e garantindo o acesso para o enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos mais comuns à saúde do homem”, explicam as coordenadoras da Atenção Primária à Saúde Gabriella Campo Dallorto Siqueira, Kelly Roberta Azevedo e Lívia Teixeira.

Atendimento permanente

Em Linhares, todas as 35 unidades de saúde estão aptas a receber o público masculino durante todo o ano. O Município oferece continuadamente serviços voltados para essa população específica, como consultas médicas, vacinas, prevenção de diversos agravos, solicitação de exames laboratoriais e testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, prevenção em saúde bucal e dispensação de medicamentos, dentre outros serviços.

Vale destacar a realização de oficinas temáticas e rodas de conversa abrangendo temas como planejamento familiar, grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista, entre outros. Caso as necessidades do usuário ultrapassem a esfera da atenção básica, o usuário é encaminhado para o Programa Municipal de Saúde do Homem, que funciona no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), no bairro Colina.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *