Linhares assina Termo de Adesão ao programa “Cidade Empreendedora” do Sebrae

Na visão do Sebrae, o desenvolvimento precisa acontecer em cada cidade do país | Foto: Felipe Tozatto

Na manhã desta sexta-feira, 12, O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) firmaram parceria para implantação da iniciativa ‘Cidade Empreendedora”.  O objetivo é estimular o cooperativismo, a inovação e a sustentabilidade, ofertando capacitações e serviços voltados ao empreendedor.

Desenvolvido pelo Sebrae nacional, o programa propõe a transformação dos municípios, conectado com estratégias já desenvolvidas pela instituição, que visam direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhora do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

Durante a assinatura, o prefeito de Linhares Guerino Zanon ressaltou a importância da parceria para auxiliar empreendedores individuais, dar suporte para candidatos a empresários e garantir direitos a micro e pequenas empresas.

“O Cidade Empreendedora é de suma importância para Linhares. O comerciante, o empresário, o empreendedor, todos eles precisam de auxílio. Com o programa, eles irão entender sobre as perspectivas para seus negócios. E é para isso que estamos aqui: para garantir o desenvolvimento da população por meio do investimento dessa parceria entre Sebrae e o Governo de Linhares”, analisou Guerino.

O prefeito afirmou ainda que o Cidade Empreendedora é um incentivo ao desenvolvimento e ao crescimento econômico do Município, estimulando os pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda, tanto na sede quanto no interior. Guerino Zanon reforçou, também, que a implantação do programa irá estimular a economia local.

De acordo com o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Valdir Massucatti, o Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das Micro Empresas (MPEs), sejam implantados no município.

“O programa vai fortalecer e ampliar ainda mais as ações empreendedoras para o crescimento do município. São ações que pretendem melhorar constantemente o ambiente econômico de Linhares, tornando-a cada vez mais uma cidade favorável ao empreendedorismo, bem como promover o desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo”, diz.

O diretor técnico do Sebrae, Luiz Henrique Toniato, destaca que o programa promove a capacitação de funcionários das prefeituras e empreendedores locais, possibilita estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais, impactando diretamente em mais de 11 mil microempreendimentos existentes em Linhares.

“Não tem como um município desenvolver sua economia sem o estímulo e um ambiente legal favorável ao empreendedorismo. Por isso, nós – Sebrae e Governo de Linhares – acreditamos que o Programa Cidade Empreendedora vem ao encontro dos gestores que queiram deixar o legado de uma administração que faz a diferença. O programa, com suas ferramentas e ações importantes em prol do desenvolvimento local, ajuda a dinamizar os pequenos negócios que, juntos, se tornam grandes e, com outras ações em paralelo, favorecem que o dinheiro do município circule no próprio município, fortalecendo a economia, gerando trabalho, emprego, renda e melhoria de vida para todos”, afirmou Toniato.

O Termo de Adesão foi assinado pelo prefeito Guerino Zanon, pelo vice-prefeito Bruno Marianelli, pelo diretor técnico do Sebrae, Luiz Henrique Toniato,  pela gerente regional Central Sebrae Carla Bortolozzo Bassetti, pelo secretário de Finanças e Planejamento, Valdir Massucatti, pelo secretário de Agricultura, Franco Fiorot, e pelo analista do Sebrae, Wilson Marchiori.

Participaram ainda da agenda, o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile, o presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Luiz Mário de Freitas, o presidente da Aliança Jovem da Adel, Patrick Negrelli e Stela Missagia que vai assumir a Aliança Jovem.

Cidade Empreendedora

É um programa de transformação dos municípios e se organiza em nove eixos do programa: Gestão Pública Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais, Poder Público como Indutor da Inovação, Inclusão Produtiva, Liderança e Território, Educação Empreendedora, Sala do Empreendedor e Projetos Especiais.

Na visão do Sebrae, o desenvolvimento precisa acontecer em cada cidade do país, como saída para recuperar a economia e conferir dignidade, gerando mais empregos e renda, estimulando a formalização dos empreendimentos e, consequentemente, incrementando a arrecadação municipal para que haja retorno em benefícios aos cidadãos.

A proposta é preparar os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios, destacando experiências para aumentar a agilidade para criação de pequenos negócios, capacitações para fortalecer o uso do poder de compra pública do município para dar preferência aos pequenos negócios locais e a aceleração da mudança, adaptando as empresas ao novo cenário pós pandemia.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *