Brejetuba receberá o título de Capital Nacional do Café Arábica por iniciativa de Rose aprovada no Senado

Segundo a senadora capixaba, “o café representa 90% da economia de Brejetuba” e que “outro destaque é a alta produtividade por hectare”; projeto aprovado no Senado passará por análise dos deputados | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Localizada na região serrana do Estado do Espírito Santo, a cidade de Brejetuba receberá o título de “Capital Nacional do Café Arábica”. O PL 5718 de 2019, de iniciativa da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), foi aprovado nesta quinta-feira, 18, na Comissão de Educação (CE) do Senado Federal. Por se tratar de decisão terminativa, a proposição segue direto para análise da Câmara dos Deputados.

Atualmente, Brejetuba já possui o título de “Capital Estadual do Café Arábica”. Recentemente, em outro projeto de Rose o Senado aprovou a concessão do título de “Capital Nacional do Café Conilon” à Sooretama.

Ao propor o projeto, a senadora argumentou que “o município tem despontado no cenário estadual e nacional como referência no trabalho de qualidade em cafés arábicas especiais, recebendo grupos de produtores e compradores de todas as partes do Brasil e Exterior”. Segundo a senadora, no município “o café representa 90% da economia local” e que “outro destaque é a alta produtividade por hectare”, apontou.

O café arábica, destacou a parlamentar, é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras frias e montanhosas. “Atualmente, existem 150 mil hectares da espécie em produção no Espírito Santo em 48 municípios com 53 mil famílias na atividade. A cafeicultura do arábica gera em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos”, destacou.

Para Rose, “tomar um cafezinho cultivado, colhido e preparado em algumas das diversas propriedades que produzem o grão no município é uma experiência única”. Ela afirma, ainda, que “Brejetuba é o único lugar do Estado onde o visitante pode aprender e conhecer tudo sobre plantio, cultivo, colheita, preparação e sabor dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo, só perdendo para a água”.

Além de Brejetuba, os maiores produtores capixabas são os municípios de Iúna, Vargem Alta, Ibatiba, Muniz Freire, Irupi, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Ibitirama, Castelo, Mimoso do Sul e Santa Teresa.

Relatório

Favorável à aprovação do projeto, o relator, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), considerou justa a concessão do título. “Somos, no mérito, favoráveis ao projeto. Brejetuba, de fato, ocupa posição de destaque no cultivo de café arábica e merece, portanto, o título que a proposição em análise visa a conceder ao município”.

Café arábica

Originário da Etiópia, na África, o café arábica é uma espécie delicada e que demanda cuidados especiais, e representa hoje três quartos da produção mundial de café. Plantado em altitudes entre 600 e dois mil metros, ele é rico em sabor e aroma.

Festival

Anualmente Brejetuba celebra o tradicional “Festival do Maior Café do Mundo”. O evento consiste em preparar café com quinhentos quilos de pó de café arábica especial e cerca de oito mil litros de água quente, utilizando um coador de 2,70 metros de altura. O líquido resultante é aparado por uma xícara gigante e servido posteriormente ao público.

Por Felipe Izar


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *