Fórum IEL de Gestão vai discutir ESG como centro das estratégias de negócios

Evento será no dia 02 de dezembro, às 14h, com dois painéis e sete especialistas do cenário nacional | Foto: Divulgação

Investimentos em ações ambientais e sociais, além da adoção das melhores práticas de governança (ESG) estará no centro das discussões do Fórum IEL de Gestão 2021. O evento acontece nesta quinta-feira, 02 de dezembro, às 14 horas, e reúne as principais lideranças empresariais e de instituições de apoio ao desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.  

A 4ª edição do Fórum terá como tema principal “ESG no Centro da Estratégia dos Negócios”. Do inglês “environmental, social and governance”, o ESG mede o quanto um negócio investe em ações para minimizar seus impactos ambientais e sociais, além do quanto aposta em melhores processos de administração. 

Além disso, ESG também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia. 

“O IEL mais uma vez traz um tema de extrema importância para a indústria do Espírito Santo. O nosso objetivo é que o Fórum sirva como um gatilho para que ações envolvendo toda a sociedade, como governo e empresas, possam se unir numa agenda estratégica, visando o desenvolvimento do Estado e das pessoas”, disse superintendente do IEL-ES Rodrigo Teixeira. 

Ao trazer a temática para o meio empresarial capixaba, o Fórum IEL se alinha a uma agenda imperativa para a competitividade das empresas brasileiras. Isso porque o ESG ganhará maior relevância no cenário mundial nos próximos anos, por conta da Agenda 2030 pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU).  

“Temos o propósito de influenciar os empresários capixabas a avançar mais rapidamente na implementação de estratégias corporativas e ações práticas que resolvam problemas sociais e ambientais locais e globais, ao mesmo tempo que desenvolvam seus negócios”, aponta Teixeira.  

Painéis 

O principal assunto do Fórum, “ESG No Centro da Estratégia dos Negócios”, será discutido no primeiro painel do evento, marcado para às 14h40. Com mediação de Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, participam do debate: a gerente de sustentabilidade da CNH Industrial Latam, Erika Michalick; a assessora de relações com stakeholders externos da Shell Brasil, Denise Maranhão; a conselheira do Instituto Capitalismo Consciente, Francine Pena Póvoa; e o diretor de compliance da BRF, Reynaldo Goto.  

Assunto constante na pauta de grandes e pequenas empresas com visão humanizada e voltada para o futuro, “Diversidade, Inclusão e Equidade” é o tema do segundo painel do Fórum IEL de Gestão 2021.  A mediação também é de Marcus Nakagawa, com a participação da vice-presidente de Pessoas e ESG na EDP, Fernanda Pires; membro de Conselho de Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC Brasil, Roberta Codignoto; e o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos. 

Anuário IEL 

O Fórum IEL de Gestão também será palco do lançamento do 25º anuário que reúne as 200 Maiores e Melhores empresas capixabas! Tradicional no calendário empresarial do estado, discute temas relevantes do cenário econômico regional e mundial e inspira empresários e gestores a melhorar os resultados e inovar em suas empresas. 

GPTW

Durante o Fórum IEL de Gestão, os participantes também conhecem os destaques do Ranking Great Place To Work – GPTW 2018, ou seja, as melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo. A certificação do GPTW é um importante indicador de clima organizacional e impacta positivamente em diversos aspectos das instituições participantes, como retorno financeiro, menor taxa de rotatividade, negócios mais sustentáveis, além de dar mais visibilidade para o negócio. 

O Fórum 

O Fórum IEL de Gestão nasceu em 2017 para que empresários, executivos e gestores do Espírito Santo tenham acesso a conhecimentos avançados sobre gestão e negócios. 

Os painelistas 

Erika Michalick – Gerente da área de Sustentabilidade da CNH Industrial, é referência global para o desenvolvimento das estratégias na América do Sul. Atua na gestão da política de sustentabilidade dando suporte para todas as áreas internas para a construção de projetos dos três pilares ESG, engajando as pessoas em torno do propósito e partilhando o pensamento crítico pela companhia. 

Roberto Campos de Lima – Vice-Presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna. Iniciou sua carreira na indústria de Tecnologia da Informação como Executivo de marketing, produtos e canais. Por 20 anos foi consultor de gestão, levando soluções para diversas organizações públicas, privadas e do terceiro setor no Brasil e em outros países da América do Sul e Europa, especialmente no setor da Educação. 

Denise Maranhão – soma 25 anos de experiência em ASG (Ambiental, Social, Governança) e Sustentabilidade: 13 anos em Consultoria Ambiental (Sócia da GEOKLOCK, Grupo ECOGEO), 3 anos em Pesquisa e Consultoria (FGV-GVCes – Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV), 9 anos em Gestão de Riscos Socioambientais, Regulatórios e Relacionamento com Stakeholders no setor de Energia (Shell Brasil). 

Roberta Codignoto – Consultora de Compliance e Presidente do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil, Executiva Jurídica e de Compliance com mais de 20 anos de experiência, eleita entre os profissionais de compliance mais admirados do Brasil por publicações especializadas e Nomeada para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. 

Reynaldo Goto – Engenheiro Mecatrônico formado pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Marketing (ESPM) e Finanças (FGV). MBA internacional em Berlim (ESMT) e MBA em Agronegócio (USP-ESALQ) e atuou por mais de 20 anos na Siemens em diversas funções incluindo Engenharia, Logística, Estratégia e Regulatório. Foi CEO da Iriel Industria e Comércio Ltda e Diretor de Compliance BRF. 

Francine Pena Póvoa – Diretora da Legacy4Business Consultoria e Treinamentos com foco ESG e Cultura Organizacional; e Conselheira e Fundadora do Instituto Capitalismo Consciente Brasil – Filial BH. 

Fernanda Pires – vice-presidente de Pessoas & ESG da EDP Energias do Brasil e vai participar do painel Diversidade, Inclusão e Equidade. 

Por Raianne Trevelin


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *