Melhorias ambientais, sociais e de governança nas empresas são destaque no Fórum IEL de Gestão

“O mundo está passando por transformações e tem demandado a adoção de ações com esse olhar voltado para as práticas ambientais, sociais e de governança”, frisa Cris Samorini, presidente da Findes | Foto: Thiago Guimaraes

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) realizaram a 4ª edição do Fórum IEL de Gestão, nesta quinta-feira (02). O encontro proporcionou a empresários, executivos e gestores capixabas, um debate qualificado e estratégico sobre a melhoria do desempenho ambiental, social e de governança nas empresas (ESG). 

A presidente da Findes, Cris Samorini, abriu o evento ressaltando a importância da escolha do tema “ESG no centro da estratégia dos negócios”. “O mundo está passando por transformações e tem demandado a adoção de ações com esse olhar voltado para as práticas ambientais, sociais e de governança”, frisou.  

“A Federação vem promovendo e incrementando uma agenda positiva junto às indústrias e ao Governo do Estado, no sentido de disseminar o tema e construir planos de ação, bem como estratégias que sirvam de modelo para as empresas, incluindo pequenas e médias, na tomada de decisões e no desenvolvimento de projetos que possam minimizar os impactos de seus negócios”, ressaltou Cris Samorini. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, elogiou a escolha do tema. “Está claro que este é um tema de oportunidade para todos e que é fundamental para a construção de um Estado mais justo, sustentável e competitivo”, declarou. 

O superintendente do IEL-ES, Rodrigo Teixeira, destacou que os consumidores estão mostrando que as considerações ESG estão influenciando cada vez mais suas decisões de compra. 

“Uma empresa que mitiga impactos ambientais e que cuida da relação com pessoas e, principalmente, é ética e transparente na prestação de contas, ganha reputação e admiração de seus clientes. Essa conquista de imagem resulta em um ambiente melhor de negócios. Como efeito dessa postura consciente, a empresa minimiza riscos ao negócio e evita prejuízos financeiros decorrentes de queixas contra sua atuação, bem como impactos negativos à imagem. “, disse Rodrigo. 

Painéis 

O primeiro painel abordou o tema “ESG no Centro da Estratégia dos Negócios” e contou com convidados de extrema relevância na área, como: a gerente de sustentabilidade da CNH Industrial Latam, Erika Michalick; a assessora de relações com stakeholders externos da Shell Brasil, Denise Maranhão; a conselheira do Instituto Capitalismo Consciente, Francine Pena Póvoa; e o diretor de compliance da BRF, Reynaldo Goto. 

Na ocasião, Francine Pena destacou que existem atitudes muito simples que podem ser feitas de imediato dentro de qualquer organização. “É necessário iniciar pelas lideranças, que vão começar a puxar as mudanças”, disse.  

O diretor de compliance da BRF, Reynaldo Goto, falou sobre metas importantes da empresa e que momentos como o do Fórum são de extrema importância, pois reconhecem e reforçam as boas práticas e os impactos positivos que as empresas causam da vida das pessoas.  

O segundo painel do Fórum IEL compartilhou uma visão humanizada e voltada para o futuro, com o tema “Diversidade, Inclusão e Equidade”. Participaram do debate: a vice-presidente de Pessoas e ESG na EDP, Fernanda Pires; membro do Conselho de Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC Brasil, Roberta Codignoto; e o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Roberto Campos. 

“Nós fomos evoluindo as preocupações ao passar do tempo. Eu contribuo de forma positiva com os meus consumidores quando dentro da minha atividade empresarial, eu passo a ser mais inclusivo”, destacou Roberta Codignoto. 

GPTW 

Durante a ocasião, as melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo de acordo com o Ranking Great Place To Work – GPTW foram premiadas. Essa foi a terceira edição e contou com a participação de 39 organizações capixabas, representando 12.862 funcionários. 

A presidente Cris Samorini comemorou o fato da Findes estar entre as empresas com a certificação GPTW. O levantamento é fruto de uma parceria entre a consultoria GPTW e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES). 

Essa certificação é um importante indicador de clima organizacional e impacta positivamente em diversos aspectos das instituições participantes, como retorno financeiro, menor taxa de rotatividade, negócios mais sustentáveis, além de dar mais visibilidade para o negócio. 

O Ranking final apontou as quinze melhores para se trabalhar, em duas categorias, pequenas empresas e médias e grandes empresas.  

As empresas premiadas no Ranking de pequenas empresas: 

1º – RHOPEN
2º – OCB/ES
3º – SUPERIA
4º – CSV CENTRAL SOROLÓGICA DE VITÓRIA
5º – PROSPERI 

As empresas premiadas no Ranking de médias e grandes empresas: 

1º – SINEX WESTCOM COMSTOR
2º – ELKEM
3º – UNIMED SUL CAPIXABA
4º – REALCAFÉ SOLUVEL DO BRASIL
5º – 
EXTRAFRUTTI
6º – SUPERGASBRAS ES
7º – ISH TECNOLOGIA
8º – SKY STONE DO BRASIL
9º – CONTACT CENTER
10º – 
SHOPPING VITÓRIA

Anuário IEL  

O evento também foi palco para reconhecer as principais empresas e lideranças que contribuem com o desenvolvimento econômico do Estado, com a divulgação dos resultados do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, que chega à 25ª edição como referência Nacional e Internacional. 

Por Raianne Trevelin


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *