Apoio da Suzano à agricultura familiar é reconhecido pelo Ministério da Agricultura

A empresa recebeu o Selo Nacional da Agricultura Familiar, que identifica instituições que contribuem para fortalecer a atividade

A empresa recebeu o Selo Nacional da Agricultura Familiar, que identifica instituições que contribuem para fortalecer a atividade | Foto: P6 Comunicação

Contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar é uma das premissas da Suzano e, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), a empresa desenvolve e estimula diversas iniciativas com essa finalidade. Esse apoio acaba de receber um reconhecimento importante: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conferiu à empresa o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), que identifica instituições que são consideradas parceiras da atividade.

Além de apoiar a produção, gestão e a comercialização por parte de agricultores familiares, a Suzano firmou parceria para que forneçam alimentos a serem utilizados no restaurante da empresa, em Aracruz (ES), sendo também ela um cliente a mais. Além disso, durante a pandemia a empresa ajudou a criar o Cestas Delivery, também conhecido como “A feira vai até você”, iniciativa de vendas com entrega em domicílio que contribuiu para manter a renda dos agricultores familiares durante os períodos de isolamento social.

“A conquista do selo tem duplo significado para nós, que desenvolvemos diversas iniciativas junto a associações e cooperativas que representam agricultores familiares. O projeto que ajudamos a criar e desenvolver chegou à maturidade, possibilitando o fornecimento de alimentos também para a nossa unidade. O selo representa mais uma das ações que evidenciam o comprometimento da nossa empresa com os direcionadores de gestão gerar e compartilhar valor e só é bom para nós se for bom para o mundo”, destaca a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Vanessa Ronchi.

O Selo Nacional da Agricultura Familiar identifica a origem e fornece as características dos produtos da agricultura familiar, tendo por finalidade o fortalecimento das identidades social e produtiva dos vários segmentos da agricultura familiar perante os consumidores e o público em geral, segundo informações que constam do site do Mapa.

“Para nós é motivo de muito orgulho receber esse reconhecimento e saber que estamos contribuindo para a geração de renda em pequenas propriedades. Além disso, é gratificante saber que todo o esforço dos agricultores e da Suzano propiciou que esses produtos agora sejam fornecidos ao nosso restaurante industrial, que atende uma média de 2 mil pessoas ao dia”, observa Marcelo de Mello, gerente executivo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Suzano.

Atualmente, as ações que a Suzano desenvolve via Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) contemplam mais de 260 famílias no Espírito Santo, envolvendo 12 associações de produtores. O objetivo do PDRT é contribuir para o fortalecimento das comunidades rurais vizinhas às unidades da Suzano, gerando renda e melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores.  São três eixos de atuação: gestão, produção e comercialização das associações e cooperativas participantes, permitindo que as comunidades, capacitadas conquistem sua independência financeira.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *