Banco do Nordeste realiza Fórum Internacional de Microfinanças e apresenta cases internacionais

O evento terá transmissão ao vivo | Foto: Divulgação

As tendências do microcrédito na perspectiva de governança ambiental, social e corporativa serão discutidas no Fórum Internacional de Microcrédito, a ser realizado pelo Banco do Nordeste dias 9 e 10 de dezembro, das 10h às 12h. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do BNB no YouTube com idioma em português e no canal do Fondo Nacional de Capital Social (Foncap), em espanhol.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente do Banco do Nordeste, Anderson Possa, abrem o evento, falando sobre microfinanças como estratégia de desenvolvimento. Também discutem o tema o diretor do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jaime Holguín, a gerente de programas da Diretoria Geral para parcerias internacionais da Comissão Europeia, Laure Rogès, e o subsecretário de Políticas Públicas de Trabalho (MTPS), Sylvio Eugênio de Medeiros.

As experiências internacionais de microfinanças de Brasil, Argentina e Colômbia serão apresentadas, às 11h. A superintendente de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lúcia Barbosa, apresenta o caso do Crediamigo do BNB. O exemplo argentino será a Rede de Finanças Inclusivas do Mercosul (RedeFin), com Francisco Romanelli, do Foncap. O consultor de inclusão financeira Miguel Achury fala sobre o microcrédito na Colômbia.

Os painéis do segundo dia dão continuidade aos temas e terão a participação do diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Bruno Pena, e o vice-presidente do setor privado do CAF, Jorge Arbache. O impacto dos negócios na inclusão social será tratado por Filippo Vettorato, gerente de investimentos do escritório de Desenvolvimento Internacional do Banco Ético, da Itália, e por Ana Heloísa Moreno, coordenadora de Empregabilidade e Empreendedorismo do Ministério da Cidadania. Também participam do painel Eraldo Ricardo dos Santos, representante do Sebrae Nacional, e o economista-chefe do BNB, Luiz Esteves. A moderação da mesa virtual será feita por Lucas Ramalho Maciel, do Ministério da Economia.

O Fórum Internacional será encerrado com o painel “Indicadores socioambientais e de impacto em microfinanças – Como alinhar as melhores práticas com os desafios globais”, com apresentação de Lauro Emilio Gonzalez Farias, coordenador do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Yrenilsa Lopez, diretora Principal de Investimentos do Banco da Mulher (Women’s World Banking – WWB) e Yazmin Ramirez, diretora de Sustentabilidade do Bancamia e membro do Comitê de Sustentabilidade da Associação Colombiana. Felipe Vella Pateo, do Ministério do Trabalho, faz a moderação. A programação completa está disponível no site do BNB.

Por Ascom/BNB


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.