Casquinha de Siri ganha festival especial na Ilha das Caieiras

Festival começa na próxima sexta-feira (10

Para aqueles que curtem a máxima “quanto mais confraternização no final de ano, melhor”, a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) capital do Espírito Santo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Ilha das Caieiras anunciam uma feliz novidade: o “1º Festival de Casquinha de Siri”.

Depois do sucesso da 26ª edição da “Festa das Paneleiras de Goiabeiras”, realizada no último final de semana, o festival será realizado de 10 a 12 de dezembro, desta vez, no pólo turístico e gastronômico da Ilha das Caieiras. Reunindo música, gastronomia e artesanato local o evento tem início a partir das 17 horas.

“Nosso objetivo é bastante claro, fomentar e valorizar os produtores de arte, de música de artesanato e de boa comida da nossa região, tudo isso em um dos recantos mais representativos em nível de cultura da nossa capital: a Ilha das Caieiras”, declarou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

“Estamos encerrando um primeiro ano de gestão onde conseguimos levar arte a diferentes pontos de Vitória e em 2022 não será diferente. Após um período repleto de incertezas devido à pandemia, onde também pudemos contribuir por meio de auxílios, atividades virtuais e capacitação, estamos desde o início do segundo semestre, aos poucos e com responsabilidade, voltando a atuar nas ruas da nossa cidade”, avaliou o secretário.

A trilha sonora do Festival será bem diversificada. Começa com o pagode do grupo “Sem Medida”, seguido do som sertanejo de Leandro Tobias. No sábado (11), segundo dia de evento, sobem ao palco das Caieiras o grupo “Só Resenha” e a cantora Danny Machado. Encerrando o festival no domingo (12), estão o grupo “Raízes”, o cantor Roberson Rodrigues e a “Banda Bandara Music”, que fecha os três dias de festa ao som de muito axé.

“Fizemos questão de criar uma programação musical com atrações exclusivamente da nossa terra”, completou Gagno.

Cuidados

A organização do evento e a Semc reforçam que o período ainda exige cuidados, por isso, todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias referentes à prevenção e ao combate ao Coronavírus continuarão sendo rigorosamente seguidos.

Para os comerciantes é obrigatório o uso de máscara. Eles disponibilizarão álcool em gel para os consumidores. Ao público, é pedido que também permaneçam de máscara, exceto durante o consumo de bebidas e alimentos.

No local será montada uma tenda que vai funcionar como praça de alimentação para que o público possa saborear em segurança os pratos que serão vendidos no festival.

Exposição Ancestralidade

Durante o sábado e o domingo de festival (11 e 12), a população poderá visitar e conhecer o Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, que está desde o último dia 3 de dezembro com a exposição “Ancestralidade: dos povos originários aos descendentes”.

A mostra orientada pela artista plástica e professora de artes, Sidneia Santos da Costa Pereira, reúne trabalhos de estudantes do 6º ao 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, localizada no bairro, que buscam valorizar a história e a ancestralidade dos povos indígenas brasileiros e dos povos africanos que compuseram a nossa população em virtude da colonização.

“Após estudo e análise histórica, produzimos obras de desenhos e colagens com o objetivo de promover a formação da identidade, o reconhecimento das raízes e a melhoria da autoestima, valorizando as origens do povo brasileiro”, explica a idealizadora da exposição que possui classificação indicativa livre.

Funcionamento

O funcionamento do museu durante o festival será sábado e domingo do meio dia às 16 horas.

No interior do local o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios.

O agendamento prévio não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado e está limitado a 10 pessoas por vez.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *